Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/384
Título: Produção de forragem verde de milho hidropônico com uso de água salobra
Autor(es): Sousa, Marcos Murillo de Macedo
Palavras-chave: Hidroponia
Milho - Cultivo
Água salina
Data do documento: 2019
Citação: SOUSA, M. M. M. Produção de forragem verde de milho hidropônico com uso de água salobra. TCC (Bacharelado em agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2019.
Resumo: Objetivou-se nesse trabalho desenvolver um protocolo de produção de milho hidropônico com uso de água salina a uma condutividade elétrica de 4,0 dS.m-1, comparando os níveis de produção de forragem verde hidropônica em relação a produtividade obtida com água do Rio São Francisco. Foram instalados três ensaios experimentais de produção de milho hidropônico, dois no IF SERTÃO-PE Campus Petrolina Zona Rural e outro no município de Dormentes-PE. O experimento foi conduzido em canteiros de 1 x 6m, revestidos com lona plástica de dupla face e inclinação de 4%, com cinco substratos (feno de capim tifton, capim elefante, capim buffel, silagem de sorgo e o bagaço de cana), semeou-se sementes pré-germinadas em água de abastecimento, por um período de 24h, na proporção 1,5 kg.m-2. Os canteiros receberam 6l de soluções nutritivas, preparadas em agua normal e salina, aplicadas por meio de difusores. Após ajustes no protocolo, garantiu-se o domínio da técnica, aumentando a produtividade e rendimento da forragem verde. Obtendo resultado no terceiro ensaio, apenas utilizando difusores e com todos os tipos de substratos em 15 dias de crescimento em solução, foi obtido uma produção média de forragem verde hidropônica de 22 kg/m².
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/384
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - PRODUÇÃO DE FORRAGEM VERDE DE MILHO HIDROPÔNICO COM USO DE ÁGUA SALOBRA.pdf882,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.