Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/385
Title: Aporte de fósforo no solo em função do uso de coquetéis vegetais e diferentes sistemas de preparos de solo nas entrelinhas do cultivo da mangueira
Authors: Cabral, Luis Henrique Bezerra
Keywords: Solos
Fertilidade do solo
Adubação verde
Mangueira
Issue Date: 2017
Citation: CABRAL, L. H. B. Aporte de fósforo no solo em função do uso de coquetéis vegetais e diferentes sistemas de preparos de solo nas entrelinhas do cultivo da mangueira. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2017.
Abstract: Mudanças nos sistemas de manejo de solo incluindo a adubação verde vêm se tornando um componente capaz de proporcionar um caráter sustentável aos sistemas produtivos, principalmente no que diz respeito a ciclagem de nutrientes e disponibilização de fósforo. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de coquetéis vegetais cultivados na entrelinha de manga (Mangifera indica L.) e de dois sistemas de preparo do solo no fósforo (P) do solo. Nas entrelinhas, com dois sistemas de preparo do solo, em um agroecossistema irrigado de cultivo cv. „Kent, sob o teor de fósforo no solo. O experimento foi instalado em blocos casualizados com arranjo em parcelas subdivididas, sendo as parcelas dois sistemas de preparo do solo, com revolvimento (CR) e plantio direto (NR), e as subparcelas três tipos de coquetéis vegetais (CV), (CV1) -75% leguminosas (L) + 25 % não-leguminosas (NL); (CV2) - 25% L + 75% NL; e, (CV3) - vegetação espontânea. Após 70 dias da semeadura os adubos verdes foram manejados. Antes da semeadura dos coquetéis, foram coletadas amostras de solo, nas camadas de 0 – 5 cm; 5 – 10 cm; 10 – 20 cm e 20 – 40 cm, dentro das unidades experimentais, na linha e entrelinha de cultivo da manga. Aos 70 dias da semeadura os adubos verdes foram manejados. Após o cultivo dos coquetéis vegetais, o teor de fósforo tendeu a diminuir na camada superficial e acumula-se em subsuperfície nos tratamentos cujo os resíduos vegetais permaneceram na superfície. O revolvimento do solo, com a incorporação dos adubos verdes em subsuperfície, diminuiu o teor de fósforo em todas as profundidades avaliadas, indicando a necessidade de investigar o movimento em subsuperfície deste elemento além da profundidade de 40 cm.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/385
Appears in Collections:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.