Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/401
Título: Dimensionamento hidráulico e avaliação de projetos de irrigação pressurizada utilizando softwares livres
Autor(es): Costa, Italo Lubarino
Palavras-chave: IrrigaCAD
SIRRAD
Irrigação
Data do documento: 2019
Citação: COSTA, I. L. Dimensionamento hidráulico e avaliação de projetos de irrigação pressurizada utilizando softwares livres. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2019.
Resumo: Para a elaboração de projetos de irrigação são necessários alguns procedimentos metodológicos a citar a escolha das equações de perda de carga para o dimensionamento hidráulico e o desenho de layout. Uma forma de melhorar este processo é a utilização de softwares, isto no tocante a evitar erros de cálculo e abranger maior amplitude de simulações. Assim, objetivou-se com este trabalho o dimensionamento hidráulico e avaliação de projetos de irrigação pressurizadas utilizando softwares livres. Para tanto foram reunidas plantas baixas de projetos de irrigação pressurizada e o redimensionamento a partir dos softwares IrrigaCAD e SIRRAD. A respeito dos programas aponta-se que o IrrigaCAD, apesar de ser de distribuição livre, demanda o software AutoCAD (que é licenciado), contudo, a agilidade na construção do layout da área, o detalhamento e a possibilidade de cadastramento de emissores, além de permitir o dimensionamento de projetos de irrigação por aspersão, microaspersão e gotejamento e o reconhecimento e interpolação de curvas de nível exportado do Google Earth, são algumas das vantagens mais chamativas do programa, justificando sua aquisição e uso. Já o SIRRAD, tem como características marcantes o uso livre, ter sido desenvolvido em planilhas eletrônicas e conter telas que permitem o usuário projetar sistemas de irrigação por aspersão, microaspersão e gotejamento. As telas do SIRRAD são autoexplicativas (além de tutorial) e o usuário pode realizar cálculos em partes específicas do projeto (não há necessidade de desenvolver o projeto na integra para calcular, por exemplo, a potência do motobomba). De modo geral, a partir dos dimensionamentos realizados nos programas, observou-se simetria nos valores gerados, com exceção da perda de carga nas tubulações laterais. Atribuiu-se a adoção de equações o motivo principal para as diferenças observadas entre os programas, e que o IrrigaCAD se destaca na geração de layouts e dimensionamentos de projetos mais complexos, já o SIRRAD é mais prático para determinações rápidos, não demanda desenho do layout para a geração de resultados e apresenta a metodologia empregada diretamente nas suas telas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/401
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.