Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/402
Título: Conservação pós-colheita de mangas 'Tommy Atkins' acondicionadas em embalagens plásticas associadas a absorvedores de etileno
Autor(es): Alencar, Isoubel Araújo da Silva
Palavras-chave: Pós-colheita
Manga
Embalagens
Data do documento: 2019
Citação: ALENCAR, I. A. S. Conservação pós-colheita de mangas 'Tommy Atkins' acondicionadas em embalagens plásticas associadas a absorvedores de etileno. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2019.
Resumo: O Brasil é um dos maiores produtores de manga (Mangifera indica L). Sendo um fruto tropical de grande aceitação pelos consumidores, devido à sua composição nutricional e suas características exóticas. Com o intuito de conservar a qualidade pós-colheita de mangas, vários autores vêm desenvolvendo trabalhos com atmosferas modificadas, associadas à utilização de sachês absorvedores de etileno. Neste sentido, o trabalho vem como objetivo avaliar a qualidade pós-colheita de mangas „Tommy Atkins‟ acondicionadas em embalagem plástica, associada a sachê absorvedor de etileno e ao armazenamento refrigerado e armazenamento sem refrigeração. O experimento constitui de 4 tratamentos, onde: T1: frutos acondicionados em embalagem de papelão tipo exportação (controle); T2: 1 sachê absorvedor de etileno; T3: embalagem plástica de polietileno (tipo saco picotado) lacrada com fita adesiva; T4: 1 sachê absorvedor de etileno + embalagem plástica de polietileno (tipo saco picotado) lacrada com fita adesiva. Após o acondicionamento dos frutos nas embalagens, as mesmas foram armazenadas em câmera de refrigeração, por 15 dias a uma temperatura média 9± 2°C e 76% UR, sendo a temperatura e a úmida monitorados diariamente com o termohigrômetro, após este período foram retirados da câmara e expostos em bancadas sem refrigeração por mais 12 dias aonde todas as embalagens plásticas foram abertas, a temperatura estava entre 26± 2°C e 38% UR, sendo a temperatura e a úmida monitorados diariamente com o termohigrômetro. A cada quatro dias os frutos foram avaliados quanto à perda de massa fresca (PMF), teor de sólidos solúveis (TSS), acidez titulável (AT), firmeza da polpa e cor da polpa. O delineamento experimental utilizados nas duas etapas (câmera de refrigeração e bancada) inteiramente casualizado em esquema fatorial 4 x 4, sendo 4 tratamentos e 4 períodos sendo cada repetição composta por um fruto. Para análise estatística, os dados por meio de análise de variância e as médias comparas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade, utilizando-se o software WinStat. A embalagem plástica associada ao sachê absorvedor de etileno na conservação pós-colheita de mangas „Tommy Atkins‟, proporcionou menor perda de massa, além de ter retardado a maturação dos frutos, no entanto, novos estudos devem ser realizados para que esses resultados sejam comparados. Vale salientamos que, os tratamentos T3 e T4 apesar de terem interferido nas variáveis estudadas, de forma a retardar a maturação dos frutos, os mesmos não permitiram de maneira eficiente a perda de firmeza da polpa e algumas características relacionadas ao sabor e aroma, que necessitam ser analisadas em estudos futuros.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/402
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.