Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/403
Título: Diversidade de insetos em palma forrageira no Município de Petrolina - PE
Autor(es): Brito, Ester da Silva
Palavras-chave: Palma
Palma farrogeira
Entomofauna
insetos-pragas
Data do documento: 2019
Citação: BRITO, E. S. Diversidade de insetos em palma forrageira no Município de Petrolina - PE. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2019.
Resumo: A palma forrageira é uma Cactaceae que compõem a dieta dos ruminantes, no período de estiagem, e da alimentação humana, em muitas partes do semiárido no Nordeste brasileiro, principalmente no sertão de Pernambuco. Um dos entraves desta cultura é a ocorrência de insetos-pragas, principalmente as cochonilhas, entretanto, ainda são escassas as informações sobre os artrópodes que acometem esta cultura, como também metodologias de amostragem e métodos de controle desses indivíduos. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de captura de insetos por meio de armadilha modelo PET com diferentes colorações. O estudo foi desenvolvido em uma área de 1,6 ha de Palma Orelha de Elefante no campo Experimental do IF Sertão-PE, Campus Petrolina Zona Rural, durante os meses de junho e julho de 2018. Foram confeccionadas armadilhas adaptadas do modelo Carvalho 47 utilizando garrafas plásticas do tipo “pet” de 2 litros transparentes, pintadas nas cores amarela, verde, vermelha, azul. Foram instaladas 20 armadilhas, sendo quatro de cada cor mais a testemunha (transparente). As coletas ocorreram semanalmente e o material coletado foi armazenado em potes de plástico identificados de acordo com a cor das armadilhas. Os dados foram tabulados e analisados pelo software ANAFAU para avaliação dos índices faunísticos de frequência, abundância, dominância e constância. Foram calculados também os índices de diversidade de Shannon e o índice de uniformidade de Pielou. As ordens Hymenoptera, Coleoptera e Diptera foram as mais abundantes e a armadilha de coloração amarela apresentou os maiores índices de diversidade e homogeneidade, sendo indicada para levantamento da diversidade de insetos na palma forrageira. Os resultados encontrados darão subsídios para o desenvolvimento de monitoramento de pragas e inimigos naturais na cultura da palma forrageira.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/403
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Diversidade de insetos em palma forrageira no Município de Petrolina-PE.pdf261,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.