Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/407
Título: Desenvolvimento de Lithothamnium sp para o semiárido irrigado: doses e vias de aplicação em videira
Autor(es): Silva, Adriano José da
Palavras-chave: Cálcio marinho
Condicionador de solo e bioestimulante
Videiras
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, A. J. Desenvolvimento de Lithothamnium sp para o semiárido irrigado: doses e vias de aplicação em videira. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2019.
Resumo: A granulometria e a via de aplicação de Lithothamnium sp influencia a resposta agronômica de videiras. Com o objetivo de desenvolver um produto a base de Lithothamnium sp para uso na cultura da uva em condições semiáridas, instalou-se um experimento no Sitio Nossa Senhora Aparecida, situada no Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho no, núcleo nº 09, localizada no município de Petrolina-PE, em 26 de Janeiro de 2015. Os tratamentos resultantes da combinação de duas granulometria de Lithothamnium sp. (600 e 1200 mesh), com seis doses do produto (0; 5; 10; 15; 20; 30 L.ha-1) aplicadas via solo e com seis doses (0; 0,5; 1; 2; 4; 6 L.ha-1) aplicadas via foliar quinzenal no período de brotação, arranjados em parcela subsubdividida, foram distribuídos em blocos casualizados, com três repetições. Avaliou-se o peso médio de cachos, peso médio e textura de bagas, e produtividade. As doses de Lithothamnium sp. influenciaram o peso médio dos cachos e produtividade da videira Itália Melhorada, sendo a dose ótima 10,29 L.ha¹; A granulometria influenciou a textura das bagas, produtividade e peso do cacho com maiores valores encontrados no produto com maior tamanho de partículas ( 600 mesh); A via de aplicação afeta as variáveis mensuradas, sendo a aplicação via solo a que promoveu melhores resultado.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/407
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DESENVOLVIMENTO DE Lithothamnium sp PARA O SEMIÁRIDO IRRIGADO - DOSES E VIA DE APLICAÇÃO EM VIDEIRA.pdf639,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.