Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/410
Título: Uso de índices de qualidade de solo para avaliação do equilíbrio em sistemas orgânicos e convencionais de produção
Autor(es): Nascimento, Silvana Barbosa do
Palavras-chave: Agricultura orgânica
Conservação do solo
Manejo do solo
Data do documento: 2018
Citação: NASCIMENTO, S. B. Uso de índices de qualidade de solo para avaliação do equilíbrio em sistemas orgânicos e convencionais de produção. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2018
Resumo: O equilíbrio dos sistemas orgânicos e convencionais monitorado por indicadores e índices de qualidade de solo de fácil manipulação pelos agricultores. Com o objetivo de desenvolver um método para avaliar o equilíbrio de sistemas orgânicos e convencionais de produção, definiu-se, em reuniões com agricultores, estudantes, extensionistas e pesquisadores, que trabalham com agricultura orgânica no Vale do São Francisco, indicadores de qualidades de solo com estreita correlação com o equilíbrio de sistemas agroecológicos de produção e de fácil aplicação e interpretação pelo agricultor. Foram priorizados como indicadores da qualidade de solo: 1- matéria orgânica; 2 – compactação; 3- salinidade; 4- fauna do solo; 5 - diversidade de plantas espontâneas; 6- cobertura do solo; 7- erosão; 8- água no solo; 9- decomposição de resíduos orgânicos; e 10- diagnose visual de deficiência de nutrientes. Na avaliação dos indicadores atribui-se notas de 0 (situação indesejável) a 10 (situação mais desejável ou adequada). As notas foram apresentadas em gráficos tipo radar. Estimou-se para o sistema orgânico, pela média aritmética dos indicadores, um índice de qualidade de solo de 8,0 e para o sistema convencional um índice de 5,4. O método usado mostrou-se adequado para monitorar o equilíbrio do sistema orgânico e convencional uma vez que os índices de qualidade de solo indicou o grau de desequilíbrio dos sistemas e o gráfico radar mostrou os indicadores que estão mais distantes do seu ótimo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/410
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.