Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/417
Título: Avaliação in-silico de terpenóides isolados de plantas medicinais com possível ação no foto fotossistema II
Autor(es): Hasegawa, Kayan Tamotsu
Palavras-chave: Plantas medicinais
Avaliação in-silico
Fotossistema
Data do documento: 2018
Citação: HASEGAWA, K. T. Avaliação in-silico de terpenóides isolados de plantas medicinais com possível ação no foto fotossistema II. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de ducação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2018.
Resumo: Dentre as práticas de manejo de plantas espontâneas, o controle químico tem sido o mais utilizado em grandes áreas de plantio. Herbicidas inibidores do fotossistema II são essenciais para o alto rendimento das culturas favorecendo agricultura sustentável. Atualmente, plantas espontâneas resistentes ao controle de herbicida avançam em áreas de campos cultivados no Brasil e ameaçam o vantajoso sistema de plantio direto. Dessa forma os herbicidas naturais ganham uma maior importância para agricultura tanto familiar quanto no agronegócio. O presente trabalho realizou docking molecular com 17 terpenoides sobre o fotossistema II, objetivando ranquear estas moléculas com potencial inibição deste, assim como, compreender a interação intermolecular com o alvo. A estrutura do sitio do ativo do fotossistema II em complexo com terbutrina foi utilizado para performance do estudo de docking, empregando o programa Molegro Virtual Docker. O docking foi validado por redocking do ligante cristalizado no sítio ativo, resultando em boa sobreposição. Objetivo foi selecionar terpenoides com energia menor que a do ligante cristalizado terbutrina. Após avaliação por docking molecular, observou-se que 3 dos terpenoides avaliados tiveram energia de interação menor que a terbutrina, sendo todos do grupo éster, sugerindo uma afinidade deste grupo pelo fotossistema II.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/417
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.