Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/420
Título: Fracionamento químico da matéria orgânica de solos sob diferentes sistemas de manejo
Autor(es): Moraes, Jaína Laurindo de
Palavras-chave: Solos
Fertilidade do solo
Solo - Matéria orgânica
Data do documento: 2018
Citação: MORAES, J. L. Fracionamento químico da matéria orgânica de solos sob diferentes sistemas de manejo. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2018.
Resumo: O sistema de manejo interfere na fertilidade do solo. A matéria orgânica tem grande importância para a agricultura e é resultado da decomposição vegetal e/ou animal e microrganismos, fazendo parte de um ciclo natural em que está em constante transformação. A fração humificada da Matéria Orgânica torna o solo mais fértil e contribuí na disponibilidade de nutrientes às plantas. Esse trabalho teve como objetivo avaliar o teor de ácido húmico e fúlvico e carbono total dos sistemas de produção, O experimento foi conduzido no IF Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, onde foram avaliadas três áreas com sistemas de uso diferentes, dos quais foram denominados: área com sistema de cultivo de videira (SPV); área de sistema de produção capim (SPC) e área natural caatinga (ANC). O solo foi coletado solo na profundidade de 0-10 cm, sendo utilizados 2 g de solo para o fracionamento químico. Foi realizado também densidade e granulometria das áreas, os resultados foram submetidos à análise de variância e teste de Tukey a 5% de probabilidade. De acordo com os resultados obteve-se que o sistema SPV tem um maior aporte de matéria orgânica, seguido de SPC e ANC que possuí os menores teores de carbono orgânico total e frações húmicas, porém os tratamentos não diferiram estatisticamente entre si.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/420
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FRACIONAMENTO QUÍMICO DA MATÉRIA ORGÂNICA DE SOLOS SOB DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO.pdf391,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.