Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/421
Título: Resgate do uso de plantas medicinais nos programas sociais: implantação de horta medicinal agroecológica no residencial "Nova Petrolina" em Petrolina - PE
Autor(es): Sousa, Ianderssson Pereira de
Palavras-chave: Agricultura urbana
Medicina alternativa
Plantas medicinais
Horta agroecológica
Data do documento: 2018
Citação: SOUSA, I. P. Resgate do uso de plantas medicinais nos programas sociais: implantação de horta medicinal agroecológica no residencial "Nova Petrolina" em Petrolina - PE. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2018.
Resumo: O uso de plantas medicinais pela população mundial tem sido muito significativo nos últimos tempos. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que cerca de 80% da população mundial faz uso de algum tipo de erva na busca de alívio de alguma sintomatologia dolorosa desagradável. No Brasil estima-se que este mercado envolva valores entre 700 a 800 milhões de dólares, despertando assim o interesse de um número cada vez maior de produtores rurais para o cultivo de plantas medicinais e aromáticas. Este projeto teve por objetivo principal instalar uma horta medicinal, tradicionalmente utilizada pela população local, através da aplicação de técnicas agroecológicas de manejo e produção aos moradores de programas habitacionais do governo. Foi selecionada uma área no Residencial “Nova Petrolina” na microrregião de Petrolina, composto por cerca de 1200 famílias, para instalação da horta agroecológica. Após o conhecimento da flora medicinal, foram selecionadas as principais espécies utilizadas pela comunidade local, onde foi feita a propagação e instalação da horta medicinal. Os canteiros foram instalados no Residencial “Nova Petrolina”, com dimensões e preparo do solo de acordo com a seleção das espécies, utilizando esterco caprino como matéria orgânica. Uma vez determinado o momento correto para cada espécie, foi feita a colheita com tempo seco, e sem água sobre as partes, como orvalho ou água nas folhas. Foi elaborada uma cartilha informativa contendo todas as técnicas utilizadas da implantação à colheita, beneficiamento e armazenamento das espécies medicinais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/421
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.