Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/429
Título: Avaliação in-silico de metabólitos secundários com possível ação na enzima (EPSPS)
Autor(es): Lima, Alexandre Batista de
Palavras-chave: Fotossistema
Metabólitos secundários
Plantas espontâneas
Data do documento: 2018
Citação: LIMA, A. B. Avaliação in-silico de metabólitos secundários com possível ação na enzima (EPSPS). TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2018.
Resumo: De todas as práticas de manejo de plantas espontâneas, o controle químico é o mais utilizado na agricultura brasileira. Herbicidas de modo de ação sistêmico são essenciais para o alto rendimento das culturas e para apresentar uma agricultura sustentável. Atualmente, plantas espontâneas resistentes ao controle de herbicida avançam em áreas de campos cultivados no Brasil e ameaçam o vantajoso sistema de plantio direto, dessa forma os herbicidas naturais ganham uma maior importância para agricultura tanto familiar quanto no agronegócio, com o ojetivo de dminuir os impactos ambientais. O presente trabalho realizou docking molecular com 15 substâncias a base de plantas medicinais na área de atuação da enzima (EPSPS) objetivando ranquear estas moléculas, assim como, compreender a interação intermolecular com o alvo. A estrutura da molécula glifosato (GPJ_702 [A].mvdml) utilizado para performance do estudo de docking, utilizando o programa Molegro Virtual Docker. O docking foi validado pelo redocking do ligante cristalizado no sítio ativo, resultando em boa sobreposição. Após avaliação por docking molecular, observou-se que houve energia de interação dos metabólitos secundários com a molécula glifosato, sugerindo uma afinidade pela enzima 5- enolpiruvilshiquimato-3-fosfato sintase (EPSPS).
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/429
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - AVALIAÇÃO IN-SILICO DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS COM POSSÍVEL AÇÃO NA ENZIMA (EPSPS).pdf627,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.