Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/430
Título: Economia solidária: uma visão dos empreendimentos solidários de Juazeiro e Casa Nova na Região Norte da Bahia
Autor(es): Santos, Willian dos
Palavras-chave: Economia Solidária
Extensão Rural
Empreendimentos solidários
Agricultura familiar
Data do documento: 2017
Citação: SANTOS, W. Economia solidária: uma visão dos empreendimentos solidários de Juazeiro e Casa Nova na Região Norte da Bahia. TCC (Bacharelado em Agronomia) - - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2017.
Resumo: As pequenas comunidades rurais do Norte da Bahia nas cidades de Juazeiro e Casa Nova passam por diversos problemas que vão desde a falta de assistência técnica e extensão rural visando a melhoria das condições de manejo animal e vegetal até dificuldades de obtenção de recursos para a manutenção dos Empreendimentos Solidários. A Economia Solidária é uma maneira inovadora de produzir, vender, comprar e trocar os alimentos e produtos essencias a sobrevivência do homem do campo de forma a estabelecê-lo no meio rural. O presente trabalho teve como objetivo avaliar as condições que os empreendimentos solidários das pequenas comunidades viviam antes e após o acompanhamento do CESOL- Centro Público de Economia Solidária nas comunidades rurais e da sede da área delimitada. Para análise da situação foram sorteadas dez comunidades, sendo cinco em Juazeiro e cinco em Casa Nova, e as informações foram coletadas na pasta de cadastro do CESOL com a finalidade de conhecer as situações em que as mesmas se encontravam antes de seu acompanhamento e logo em seguida foram entrevistados de forma coletiva os membros ativos de cada empreendimento para posterior análise e comparação dos resultados.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/430
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.