Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/432
Título: Estimativa da taxa de polinização cruzada em goiabeira da variedade ‘Paluma’ por meio de marcadores microssatélites
Autor(es): Costa, Soniane Rodrigues da
Palavras-chave: Goiabeira
Polinização cruzada
Botânica
Data do documento: 2017
Citação: COSTA, S. R. Estimativa da taxa de polinização cruzada em goiabeira da variedade ‘Paluma’ por meio de marcadores microssatélites. TCC (Bacharelado em Agronomia) - - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2017.
Resumo: A cultura da goiabeira ocupa importante espaço no agronegócio do Brasil, sendo um dos maiores produtores mundiais de goiaba, devido a características apreciáveis do seu fruto, como sabor, aspecto, riqueza em nutrientes e elementos funcionais. O presente estudo teve como objetivo estimar a taxa de polinização cruzada de goiabeira em áreas de produtores por meio de marcadores microssatélites. Foram coletadas folhas jovens de plantas oriundas de polinização cruzada da variedade Paluma, sendo as mesmas identificadas e acondicionadas em freezer a -80ºC até o momento da extração de DNA. A quantificação e integridade do DNA foi realizada em gel de agarose a 0,8%. Os produtos de amplificação foram separados em gel de poliacrilamida 6% e corado com brometo de etídio. Foram investigadas 86 progênies, sendo analisadas para 10 locos de microssatélites. O sistema de reprodução foi analisado com base nos modelos de cruzamento misto (MLTR). A taxa de cruzamento multiloco (tm) foi de 0,803 e uniloco (ts) foi 0,792. A estimativa da diferença entre a taxa de multiloco e uniloco foi de 0.011 (± 0,064), sugerindo a ocorrência de cruzamento entre indivíduos aparentados e a presença de endogamia biparental nas populações descendentes. Essa baixa taxa representada pela diferença entre a taxa de fecundação cruzada multiloco e uniloco, (tm - ts) indica que a goiabeira ‘Paluma’ nas áreas de produtores estão se reproduzindo por fecundação cruzada. A correlação de paternidade, que mede a proporção de indivíduos gerados biparentais (irmãos completos) foi baixa (rp=0,228), sugerindo que 22,8% dos indivíduos das progênies são filhos do mesmo doador de pólen. Esses resultados indicam que a goiabeira da variedade Paluma é uma espécie predominante de polinização cruzada, combinando autofecundação e cruzamentos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/432
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.