Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/434
Title: Avaliação in-silico de alcaloides isoquinolínicos com possível ação no fotossistema II
Authors: Cardoso, Rafael Varjão
Keywords: Fotossistema
Avaliação in-silico
Docking molecular
Issue Date: 2017
Citation: CARDOSO, R. V. Avaliação in-silico de alcaloides isoquinolínicos com possível ação no fotossistema II. TCC TCC (Bacharelado em Agronomia) - - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2017.
Abstract: Dentre as práticas de manejo de plantas espontâneas, o controle químico tem sido o mais utilizado em grandes áreas de plantio. Herbicidas inibidores do fotossistema II são essenciais para o alto rendimento das culturas e para apresentar uma agricultura sustentável. Atualmente, plantas espontâneas resistentes ao controle de herbicida avançam em áreas de campos cultivados no Brasil e ameaçam o vantajoso sistema de plantio direto, dessa forma os herbicidas naturais ganham uma maior importância para agricultura tanto familiar quanto no agronegócio. O presente trabalho realizou docking molecular com 215 alcaloides isoquinolinicos no fotossistema II, objetivando ranquear estas moléculas, assim como, compreender a interação intermolecular com o alvo. A estrutura do centro de reação do fotossistema II em complexo com terbutrina (PDB ID 1DXR) utilizado para performance do estudo de docking, utilizando o programa Molegro Virtual Docker. O docking foi validado pelo redocking do ligante cristalizado no sítio ativo, resultando em boa sobreposição. Objetivo é selecionar alcaloides isoquinolínicos com energia menor que a do ligante cristalizado terbutrina. Após avaliação por docking molecular, observou-se que 86,5 % dos alcalóides avaliados tiveram energia de interação menor que a terbutrina. Foram selecionados os três alcaloides com menor energia de interação (IQ206, IQ192 e IQ 175) sendo todos do isqueleto bisbenzilisoquinoliquicos, sugerindo uma afinidade deste esqueleto pelo fotossistema II.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/434
Appears in Collections:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.