Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/438
Title: Produtividade de tomate grape com utilização de diferentes lâminas e frequências de irrigação
Authors: Marques, Marcos Alexandre Dantas
Keywords: Irrigação
Tomateiro grape
Tomate
Casa Nova – BA
Issue Date: 2017
Citation: MARQUES, M. A. D. Produtividade de tomate grape com utilização de diferentes lâminas e frequências de irrigação. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2017.
Abstract: O tomateiro grape (Lycopersicum esculentum Mill.) tem apresentado aumento em seu consumo in natura; entretanto, como em toda região semiárida, a instabilidade climática, representada pela irregularidade da distribuição das chuvas, faz com que uma agricultura produtiva só se possa desenvolver as custas da irrigação, principalmente quando se trata de uma cultura sensível ao estresse hídrico. Em Casa Nova, BA, as altas taxas de evapotranspiração podem reduzir o crescimento e produtividade dessa cultura, o que reforça a necessidade de se estudar estratégias para a utilização mais eficiente do consumo de água para a cultura do tomateiro grape. Para essa localidade, não existem informações satisfatórias para a quantidade de água a ser aplicada para essa cultura. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a resposta do tomateiro grape a diferentes regimes de irrigação por gotejamento, nas condições de Casa Nova, BA, visando estabelecer a lâmina e frequência adequada de irrigação, bem como a eficiência do uso da água. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, em esquema fatorial 3 x 3, utilizando três frequências diárias de irrigação (uma, duas e três vezes ao dia) para cada uma das três lâminas, baseadas em 75, 100 e 125% da evapotranspiração localizada, em quatro repetições. A evapotranspiração de referência foi determinada por meio da equação de Penman-Monteith, a partir dos dados de estação meteorológica automática. As variáveis analisadas foram: massa total de frutos por planta; massa comercializável de frutos por planta; número de frutos totais; número de frutos comercializáveis; massa média dos frutos; massa média dos frutos comercializáveis; e Eficiência do Uso da Água. O resultado da maior eficiência do uso da água foi para os tratamentos que receberam as lâminas baseadas em 75 e 100% da evapotranspiração localizada.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/438
Appears in Collections:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.