Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/439
Título: Efeito da microbiolização sobre a qualidade fisiológica de sementes de feijão-capui (Vigna unguiculata L. Walp.)
Autor(es): Santos, Leide Priscilla Santana
Palavras-chave: Feijão-Caupi
Microbiololização de Sementes
emergência de plântulas
germinação de sementes
Data do documento: 2017
Citação: SANTOS, L. P. S. Efeito da microbiolização sobre a qualidade fisiológica de sementes de feijão-capui (Vigna unguiculata L. Walp.). TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2017.
Resumo: O feijão-caupi tem grande importância como fonte de alimento e como gerador de emprego e renda. O uso de semente de feijão-caupi de alta qualidade é de fundamental importância para o sucesso da lavoura. Neste sentido, o tratamento de sementes através da microbiolização tem sido utilizado como alternativa ao uso de insumos químicos, visando a promoção de crescimento de plantas e controle de doenças. Pelo exposto, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da microbiolização sobre a qualidade fisiológica de sementes de feijão-caupi. Os experimentos foram realizados no laboratório de produção vegetal e no viveiro do IF Sertão-PE, campus Petrolina Zona Rural. Foram utilizadas as sementes de feijão-caupi variedade BRS-Pujante. Os microrganismos utilizados na microbiolização das sementes foram Trichoderma sp., Bacillus sp. (BMH) e B. subtilis (LCB30). Como testemunha as sementes foram imersas somente em água destilada esterilizada. Os parâmetros empregados para avaliar a qualidade das sementes foram: germinação de sementes (IVG), o índice de velocidade de germinação (IVG), comprimento da parte aérea e da raiz, diâmetro do colo, peso da massa fresca e da massa seca da parte aérea e da raiz. Pelos resultados obtidos, verificou-se que não houve diferença significativa entre os tratamentos utilizados para germinação de sementes de feijão-caupi. Analisando o índice de velocidade de germinação, comprimento da parte aérea, comprimento da raiz e diâmetro do colo, constatou-se que não houve diferença significativa para os tratamentos testados em todas as variáveis. Pode-se concluir que a microbiolização não parece ser viável para o incremento da germinação de sementes e emergência de plântulas de feijão-caupi variedade BRS-Pujante. É necessário continuar as investigações com a microbiolização de sementes de feijão-caupi na linha de biocontrole, com a finalidade de minimizar as perdas ocasionadas pelos patógenos de sementes.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/439
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.