Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/441
Título: Determinação de índices de qualidade do solo em um latossolo amarelo distrocoeso sob diferentes sistemas de manejo
Autor(es): Leal, Emylly Figueredo
Palavras-chave: Propriedades do solo
Manejo sustentável
Latossolo
Data do documento: 2017
Citação: LEAL, E. F. Determinação de índices de qualidade do solo em um latossolo amarelo distrocoeso sob diferentes sistemas de manejo. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2017.
Resumo: A degradação da qualidade do solo está associada a uma serie de alterações nos atributos físicos, químicos e biológicos do solo. O objetivo deste foi avaliar os atributos físicos, químicos e biológicos de qualidade de um Latossolo Amarelo distocoeso argissólico em função da substituição da mata nativa por diferentes sistemas de uso. A qualidade do solo foi avaliada em quatro áreas experimentais cujos usos podem ser assim caracterizados: Uso 1 - girassol: área com plantio direto de girassol há cerca de cinco anos; Uso 2 – Área de eucalipto com 20 anos de implantação;Uso 3 – Pastagem;Uso 4 – Mata nativa (área de referência):fragmento de Mata Atlântica preservado.As amostras foram coletadas em 10 pontos por área, espaçados de 12 metros, na profundidade de 0–20 cm, totalizando 40 amostras não deformadas (coletadas com extrator de solo tipo Uhland) e deformadas (coletada com trado pedológico). Para a avaliação do estado de qualidade do solo e comparação entre as áreas de estudo, foram avaliados os seguintes atributos: densidade do solo, densidade da partícula, porosidade total, resistência do solo à penetração vertical, pH, CTC, Ca2+,Mg2+, P, K+, Al3+, Al + H, M.O, respiração microbiana (ao 7 dias e aos 15 dias).Os resultados mostram que os bioindicadores foram que aportaram mais ao índice de qualidade da mata,os altos níveis de potássio e sua rápida liberação na serapilheira da mata de eucalipto podem ser a explicação dos altos teores deste elemento nesta área, finalmente o Sistema de plantio direto apresentou o melhor índice de qualidade de solo comparado com todas as áreas estudadas, mostrando-se como uma alternativa que permite o melhoramento das características do solo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/441
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.