Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/444
Title: Uso terapêutico das plantas medicinais: indicação popular x indicação com subsídio científico
Authors: Fouyer, Antonio Carlos Gomes
Keywords: Etnofarmacologia
Plantas medicinais
Fitoterapia
Issue Date: 2017
Citation: FOUYER, A. C. G. Uso terapêutico das plantas medicinais: indicação popular x indicação com subsídio científico. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2017.
Abstract: As plantas medicinais representam fator de grande importância para a manutenção das condições de saúde das pessoas e o uso da internet como ferramenta de busca de informações em saúde tem se intensificado, com isto a preocupação das informações contidas nos sites. Em virtude disso, este trabalho tem como objetivo verificar as indicações terapêuticas do uso das plantas medicinais fornecida pela internet e comparar com as indicações do uso dos estudos científicos. Para atender o objetivo inicialmente foi realizado um levantamento das plantas medicinais existentes no Horto Medicinal Orgânico está localizado no Campus Petrolina Zona Rural (IFSERTÃO PE). Para verificar as indicações terapêuticas das espécies cultivadas no Horto Medicinal Orgânico, foram coletados dados sobre a indicação do uso destas espécies na internet (sites ou blogs), em artigos científicos e na farmacopeia Brasileira. Foram identificadas 16 espécies medicinais, distribuídas em 8 famílias e 12 gêneros, cultivas em 20 canteiros com o uso das boas práticas agrícolas. Houve divergências entre indicações de uso fornecidas pela internet e a indicações de uso com subsídio cientifico. O alecrim-de-canteiro, babosa, capim-santo, chambá, colônia, confrei e tanchagem divergiram totalmente nas indicações de uso, as demais espécies divergiram parcialmente nas indicações de uso. Quanto às partes da planta a serem utilizadas, a babosa, o confrei e tanchagem divergiram com os estudos científicos. Referente a forma de uso, os sites acessados não citam a dosagem nem a frequência de uso. Já a forma de uso com subsídio científico é indicada a dosagem e frequência de uso. Diante os dados observados, verifica que há urgente necessidade de normatizar junto aos sites, regras para divulgação e informações corretas, uma vez que as plantas medicinais são capazes de aliviar ou curar enfermidades e sua indicação terapêutica e dosagem errôneas, podem levar o indivíduo a óbito.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/444
Appears in Collections:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.