Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/449
Título: Análise de perfis de liderança e técnicas de conduções de reuniões no campus do IF Floresta
Autor(es): Menezes, Juliana de Sá
Palavras-chave: Liderança
Teoria dos traços - Liderança
Teorias contingenciais - Liderança
Mentoring
Data do documento: 2017
Citação: MENEZES, J. S. Análise de perfis de liderança e técnicas de conduções de reuniões no campus do IF Floresta. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 64f., 2017.
Resumo: Liderança pode ser definida como a habilidade de influenciar, motivar, de guiar pessoas. Para alguns autores, liderança é o ato de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. Para outros, a definição de liderança se resume em conectar os seus empregados ao seu negócio. Liderar não é uma tarefa fácil, uma vez que o líder deve ser dotado de atributos que possam auxiliá-lo no gerenciamento de sua equipe e na condução de reuniões. Pode-se definir reunião como sendo um ajuntamento de indivíduos num mesmo local, seja de forma espontânea ou organizada para tratar de qualquer assunto. O líder precisa ter habilidades bem definidas para guiar as pessoas e conduzir as reuniões de modo eficaz. Diante do que foi mencionado, surgiu à oportunidade de realizar o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que tem como ponto de partida uma análise acerca da importância da liderança nas organizações, especificamente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano campus Floresta, localizado na cidade de Floresta-PE, com o objetivo de investigar o perfil e o exercício da liderança, buscando compreender a importância deste exercício na condução de reuniões neste ambiente organizacional. Apresentam-se ao longo deste trabalho algumas abordagens acerca da liderança e seus estilos e fatores determinantes para a condução de reunião de modo eficaz. Para tanto, realizou-se a pesquisa bibliográfica e descritiva, com as abordagens quantitativas e qualitativas. Os dados foram obtidos através da aplicação de dois questionários de caráter objetivo, com 14 funcionários (coordenadores dos cursos superiores, direção e colaboradores do setor administrativo), validado e abordado por Gil (2014). Os questionários são compostos por 20 questões cada, onde o primeiro aborda o perfil de liderança, e o segundo abrange as habilidades de condução de reuniões. A pesquisa evidenciou que os gestores entrevistados demonstram habilidades para liderar e para conduzir reuniões. Os resultados permitem-nos uma compreensão mais apurada da estrutura administrativa da instituição em questão, assim como um olhar mais profundo dos seus líderes quanto à relevância do tema proposto.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da tecnologia da Informação.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/449
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ANÁLISE DE PERFIS DE LIDERANÇA E TÉCNICAS DE CONDUÇÕES DE REUNIÕES NO CAMPUS DO IF FLORESTA.pdf722,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.