Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/478
Título: Composição florística da ilha do massangano em Petrolina-PE com potencial para criação de abelhas sem ferrão
Autor(es): Parente, Rosineide Gonçalves
Palavras-chave: Flora
Ilha do Massangano
Abelhas
Meliponicultura
Data do documento: 2016
Citação: PARENTE, R. G. Composição florística da ilha do massangano em Petrolina-PE com potencial para criação de abelhas sem ferrão. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 54F., 2016
Resumo: A Caatinga é constituída, principalmente por espécies lenhosas e herbáceas, de pequeno porte, dotadas de espinhos, geralmente caducifólias e de cactáceas e bromeliáceas. Destaca-se uma marcante diversidade florística, servindo de alimento para vários animais como as abelhas, que ao visitarem as flores em busca de recursos, promovem a polinização. Realizou-se o levantamento das espécies botânicas que estavam florindo durante os meses de Dezembro de 2015 a julho de 2016, na ilha do Massangano, localizada no município de Petrolina no submedio São Francisco. Foram identificadas 127 espécies distribuídas em 111 gêneros e 47 famílias. As famílias mais importantes em número de espécies foram Malvaceae com 13% (17), seguida por Asteraceae 12% (15), Euphorbiaceae 7% (9), Fabaceae-Mimosoideae 6% (8), Fabaceaecaesalpiniodeae, 5% (6), Lamiaceae 4% (5), Verbenaceae, Rubiaceae, Anacardiaceae e Amaranthaceae com 3% (4) cada, Myrtaceae e Cucurbitaceae com 2,4% (3) cada. A porcentagem de espécies vegetais que ofertam os dois recursos florais (pólen e néctar) para as abelhas foi bem representativo (39% das espécies). A espécie Baccharis dracunculifolia DC. foi identificada como fornecedoras de resina para a produção de propólis e a espécie Malpighia emarginata DC., como fornecedora de Pólen e Óleo, representando 1% das espécies respectivamente. As espécies identificadas na região possuem hábitos variados e 44% (56) das espécies foram classificadas como herbáceas. A área de estudo apresenta uma rica flora meliponícola, com um predomínio de espécies herbáceas e que florescem praticamente durante o ano todo. A construção do calendário florístico é um dos fatores importantes ao incremento da meliponicultura na região, pois o conhecimento da época de floração das plantas visitadas pelas abelhas é fundamental para o planejamento e consolidação da meliponicultura.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/478
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.