Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/483
Título: Aplicação de diferentes doses de nitrogênio e potássio via fertilização para avaliação dos aspectos quantitativos da CV. Syrah
Autor(es): Silva, Juliano Athayde
Palavras-chave: Fertirrigação
Vitivinicultura
Nitrogênio
Potássio
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, J. A. Aplicação de diferentes doses de nitrogênio e potássio via fertilização para avaliação dos aspectos quantitativos da CV. Syrah. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, 39f., 2016.
Resumo: O Vale do Submédio do São Francisco caracteriza por apresentar condições favoráveis ao desenvolvimento da fruticultura. Nessa região a viticultura, destaca-se no cenário nacional, pela qualidade e produção de uvas e vinhos finos, resultando na rápida expansão da área cultivada e do volume de produção, tanto de uva para consumo in natura quanto de vinhos. Com o crescimento da vitivinicultura nessa região, tem-se buscado aprimorar a aplicação de práticas agronômicas como a fertirrigação, que se encontra em franca expansão com o crescimento da fruticultura irrigada no Brasil e, especialmente, no Nordeste com o crescimento da área sob irrigação localizada, visando melhorar a qualidade da produção vinícola e o uso racional da água e dos fertilizantes. Assim o trabalho teve como objetivo avaliar a interação entre as doses de nitrogênio e potássio aplicadas via fertirrigação, na cultura da videira de vinho cv. Syrah e a influência desses nutrientes sobre as características de produção e qualidade. O experimento foi conduzido na Embrapa Semiárido, em Petrolina – PE, em um solo classificado como Argissolo Vermelho Amarelo, textura média. A videira cv. Syrah, enxertada sobre Paulsen 1103, foi plantada no espaçamento de 3 m entre linhas e 1 m entre plantas, conduzida no sistema de espaldeira e irrigada por gotejamento, com o emissor a uma vazão de 2,6 L h-1a cada 0,5 m da planta. Os tratamentos foram constituídos de cinco doses de nitrogênio (N) (0, 15, 30, 60 e 120 kg ha-1) e cinco doses de potássio (K2O) (0, 15, 30, 60 e 120 kg ha-1), aplicadas via fertirrigação. A avaliação da produtividade das plantas foi realizada por meio da produção total dos cachos e número de cachos por planta. Para a parte qualitativa foi avaliado os sólidos solúveis totais, pH, acidez, peso de 100 bagas e volume do mosto. Os resultados foram submetidos à análise de variância (teste F) ao nível de 1% e 5% de probabilidade e posteriormente a análise de regressão. Os parâmetros de produção da cv. Syrah estudados foram influenciados apenas pelas doses de nitrogênio. Para os parâmetros de qualidade da cv. Syrah estudados o pH e o volume do mosto foram influenciados pelas doses de nitrogênio e potássio, respectivamente.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/483
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.