Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/486
Title: Eficiência de fungicidas de diferentes grupos químicos no controle do oídio (Podosphaera xanthii) do meloeiro (Cucumis melo L.)
Authors: Cardoso, José Mendes da Silva
Keywords: Cucumis melo L.
Melão
controle de oidio
Controle químico
Issue Date: 2016
Citation: CARDOSO, J. M. S. Eficiência de fungicidas de diferentes grupos químicos no controle do oídio (Podosphaera xanthii) do meloeiro (Cucumis melo L.). TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, 33f., 2016.
Abstract: O controle químico apresenta-se como método mais eficaz para o controle de oidio P. xanthi na cultura do melão (Cucumis melo L.). Neste sentido, objetivou-se com este trabalho avaliar a eficiência de diferentes grupos químicos no controle de oídio P. xanthii em meloeiro no município de Juazeiro - BA. Os ensaios foram conduzidos no campo experimental da Universidade do Estado da Bahia - UNEB no município de Juazeiro – BA. O cultivar utilizado foi o hibrido mandacaru. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com 5 tratamentos e 4 repetições.Os tratamentos utilizados foram: Orkestra® 0,35 L / ha, Amistar Top® 0,4 L / ha, Cabrio Top® 2 Kg / ha , Caramba® 1,0 L / ha e a testemunha (parcelas não tratadas com fungicidas). Para avaliações foram selecionadas duas plantas centrais para as leituras, nas fileiras centrais ficando as demais plantas como bordaduras. Nas plantas selecionadas foram marcadas como ponto de avaliação, quatro folhas, duas novas (apicais) e duas mais velhas (basais) em ramos diferentes. Foi utilizada uma escala diagramática (variando de 0 a 4) elaborada para avaliar percentualmente o grau de infecção pelo agente causal da doença em estudo. Os dados foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5%. Observou-se que os tratamentos diferiram estatisticamente da testemunha. Quanto a severidade, foi observado que o Cabrio top apresentou valores inferiores a 12,5 % de área foliar afetada. Todos os tratamentos com fungicidas apresentaram porcentual de controle acima de 75%, demonstrando assim a importância do controle químico no manejo desta doença.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/486
Appears in Collections:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.