Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/487
Title: Compatibilidade e efeito da mistura de agentes microbianos para o controle da podridão vermelha do sisal
Authors: Lima, Jéssica de Souza
Keywords: Agave sisalana
Aspergillus niger
misturas microbianas
sinergismo
Issue Date: 2016
Citation: LIMA, J. S. Compatibilidade e efeito da mistura de agentes microbianos para o controle da podridão vermelha do sisal. TCC (Bacharelado em agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, 37f., 2016.
Abstract: A cultura do sisal tem importância significativa para região semiárida da Bahia, sendo fonte de renda para inúmeras famílias. No entanto, a doença podridão vermelha do sisal, causada por Aspergillus niger tornou-se um grande problema para a cultura. Na ausência de alternativas convencionais para o seu manejo, o objetivo deste estudo foi avaliar isolados bacterianos e Penicillium citrinum previamente selecionados, aplicados de forma combinada ou individual sobre o A. niger e no controle da podridão vermelha do sisal. A compatibilidade de seis bactérias e P. citrinum foi testada in vitro. Brevibacterium sp. 90 (B90) e Bacillus pumilus 105 (Bp105) não influenciaram o crescimento micelial de P. citrinum indicando que esses isolados foram compatíveis. Entretanto, verificou-se reações de incompatibilidade entre os isolados Paenibacilus sp. (512), Serratia rubidae (127) e Bacillus sp. (BMH) com P. citrinum. Quando avaliados em ensaios de cultivo pareado, os isolados individuais e as suas misturas inibiram o crescimento e germinação de esporos de A. niger. Nos estudos em casa de vegetação os isolados B90 e P. citrinum aplicados de forma combinada ou individual reduziram significativvamente a incidência da podridão vermelha. O isolado Bp105 não mostrou efeito significativo na redução da incidência, contudo quando combinado com P. citrinum a incidência reduziu significativamente. Todos os tratamentos promoveram redução significativa da severidade da doença. Interações sinergistícas entre os agentes de controle biológico não foram observados.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/487
Appears in Collections:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.