Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/489
Título: Métodos de superação de dormência de sementes de araticum do Mato (Annona cf. montana Macfad)
Autor(es): Matias, Janete Rodrigues
Palavras-chave: Sementes
Anonáceas
Araticum do mato
Data do documento: 2016
Citação: MATIAS, J. R. Métodos de superação de dormência de sementes de araticum do Mato (Annona cf. montana Macfad). TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, 25f., 2016.
Resumo: As sementes de araticum do mato (Annona cf. montana Macfad) apresentam baixa porcentagem e desuniformidade na germinação, assim objetivou-se com o presente estudo avaliar a eficiência de diferentes métodos de superação de dormência de sementes de araticum do mato, visando acelerar e uniformizar a germinação. Foram dois experimentos, com tratamentos químicos e físicos. Os tratamentos químicos, utilizando-se ácido giberélico, nitrato de potássio, hipoclorito de sódio, polietilenoglicol, totalizando 16 tratamentos, e tratamentos físicos, utilizando-se choque térmico água; em freezer e geladeira; e frutos submetidos a fermentação, totalizando 10 tratamentos. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com 5 repetições, 20 sementes cada. O teste de germinação, foi executado em papel germitest, os rolos obtidos mantidos em germinador tipo B.O.D. regulado na temperatura de 30ºC, durante 40 dias. Ao final, avaliou-se a porcentagem de germinação, tempo médio de germinação, velocidade média de germinação, índice de velocidade e o coeficiente de uniformidade de germinação. Com os resultados obtidos, observou-se a porcentagem de germinação foi favorecida nos tratamentos em que utilizou-se 0,1 e 0,2 % de KNO3 e nas concentrações de 0, 2 e 0,5% de GA3 e PEG por 8 dias.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/489
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MÉTODOS DE SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA DE SEMENTES DE ARATICUM DO MATO (Annona cf. montana Macfad).pdf266,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.