Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/490
Title: Manejo de populações resistentes de Tetranychus urticae Koch (Acari:Tetranychidae) em videira no Vale do São Francisco
Authors: Miranda, Janaina do Reis
Keywords: Ácaro rajado
Vitis vinifera
Inseticidas
Tetranychus urticae
Uva
Issue Date: 2016
Citation: MIRANDA, J. R. Manejo de populações resistentes de Tetranychus urticae Koch (Acari:Tetranychidae) em videira no Vale do São Francisco. TCC (Bacharelado em agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, 28f., 2016.
Abstract: Na agricultura moderna, os agrotóxicos têm sido utilizados de forma intensiva, visando equacionar os problemas proporcionados por organismos pragas. Todavia, quando os agrotóxicos são aplicados na agricultura, seguindo todas as normas de uso e os cuidados que lhes são peculiares torna-se um importante aliado como método de controle, em especial no contexto do manejo integrado de praga. Embora sejam de fácil aplicabilidade e apresentem resultados satisfatórios, o seu emprego contínuo e, na maioria das vezes, de forma errônea tem acarretado impactos severamente negativos para o homem, animais e ambiente. O objetivo deste trabalho foi testar alguns produtos e misturas visando o manejo de populações Tetranychus urticae resistente a abamectina. Foram testados abamectina, piriproxifem, etaxazole, espiromesifeno e óleo essencial de casca de laranja. Para cada tratamento, o período de avaliação foi de 24, 48 e 72 horas após a aplicação. Para avaliação de mortalidade de ovos produtos etaxazol, piriproxifem, espiromesifeno não diferiram estatisticamente. Para avaliação de larvas apenas a testemunha e abamectina diferiram estatisticamente dos demais tratamentos, e em relação a mortalidade de fêmeas adultas apenas abamectina e a mistura abamectina + óleo tiveram caráter expressivos satisfatórios perante aos demais produtos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/490
Appears in Collections:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.