Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/493
Título: Acúmulo e movimento vertical de fósforo e potássio em solos de áreas cultivadas com uva e manga no vale do submédio do São Francisco
Autor(es): Santos Júnior, Gutemberg Pereira dos
Palavras-chave: Caatinga
lixiviação de nutrientes
adubação
Data do documento: 2016
Citação: SANTOS JÚNIOR, G. P. Acúmulo e movimento vertical de fósforo e potássio em solos de áreas cultivadas com uva e manga no vale do submédio do São Francisco. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, 43f., 2016.
Resumo: A aplicação de adubos solúveis sem planejamento onera a produção agrícola e conduz à salinização dos solos, problema muito evidente na agricultura irrigada do semiárido. Além disso, as perdas de nutrientes por movimento vertical no perfil do solo, intensificadas pelas aplicações excessivas de fertilizantes, podem representar uma perda significativa de nutrientes, principalmente daqueles de maior mobilidade no solo. As práticas de manejo de solo utilizadas no cultivo de uva e manga são as principais responsáveis pela perda dos nutrientes por lixiviação e salinização, devido às superdosagens. Diante disso, este trabalho teve como objetivo diagnosticar o acúmulo e o movimento vertical de fósforo e potássio em solos de áreas cultivadas com manga e uva no Vale do Submédio do São Francisco por meio da determinação e quantificação dos níveis de P e K extraíveis na profundidade de 0-20, 20-40, 40- 60, 60-80 e 80-100 cm, em áreas de produção e de caatinga (testemunha). O estudo foi realizado em oito áreas distintas de produção de uva e manga, divididas em 20 subáreas de cada cultura. O delineamento experimental foi DIC (Delineamento Inteiramente Casualizado), sendo três tratamentos (uva, manga, caatinga), e cinco profundidades (0-20, 20-40, 40-60, 60-80 e 80-100 cm) com 20 repetições para a uva e a manga e duas repetições para a caatinga (testemunha). Os resultados das análises de solo foram submetidos à análise de variância por meio do software estatístico Sisvar 5.3, com o Teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os resultados mostraram que, na profundidade de 0-20 cm, os teores médios de fósforo e potássio nas áreas cultivadas com uva foram de 330,0 mg.dm-3 e 0,5 cmolc.dm-3, os quais foram 7,6 e 3,8 vezes maiores, respectivamente, quando comparados com os teores encontrados nas áreas de manga. Foi detectado altos teores de P em profundidade acima de 60 cm, o que sugere movimento no perfil, potencializado pelas altas doses de fertilizantes e pela textura arenosa. Os altos teores de fósforo e potássio observados nas áreas cultivadas com uva sugerem que as análises de solo realizadas antes de cada cultivo não são levadas em consideração e para evitar este acúmulo excessivo deve-se fazer um ajuste nas doses de fertilizantes recomendadas com base nos resultados dessas análises, visando redução de gastos e de impactos ambientais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/493
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.