Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/495
Título: Levantamento populacional de fitonematoides em horta orgânica e convencional e análise dos atributos físico-químicos do solo
Autor(es): Freire, Elizângela Batista
Palavras-chave: Sistema de cultivo
Nematoides
Hortaliças
Manejo orgânico
Manejo convencional
Data do documento: 2016
Citação: FREIRE, E. B. Levantamento populacional de fitonematoides em horta orgânica e convencional e análise dos atributos físico-químicos do solo. TCC (Bacharelado em agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, 45f., 2016.
Resumo: As culturas oleráceas são aquelas mais afetadas por doenças ocasionadas por microrganismos fitopatogênicos. Objetivou-se com este trabalho efetuar levantamento de fitonematoides em duas áreas de produção de hortaliças em sistema de manejo orgânico e convencional e avaliar as características físicas e químicas do solo, nos dois sistemas de cultivo, localizada no IF SERTÃO-PE, Campus Petrolina Zona Rural. Foram coletadas amostras de solo e de raiz das diversas culturas existentes nas áreas e plantas daninhas que estavam presentes nos canteiros a uma profundidade de 20 cm, sendo realizadas 5 coletas em cada área de cultivo, no período de 06 de outubro de 2015 a 04 de janeiro de 2016. Na horta orgânica foi observado a presença dos nematoides de vida livre, e dos fitonematoides: Meloidogyne sp, Rothylenchus sp., Mesocriconema sp e Helicotylenchus sp. no qual as espécies plantadas eram: alface, beterraba, cenoura, couve-manteiga, quiabo, rabanete, coentro, cebolinha, alho poro, berinjela, cana-de-açúcar, pimenta, pimentão, tomate, mandioca, girassol e milho. E na horta convencional, verificou-se ocorrência do fitonematoide Helicothylenchus sp e dos nematoides de vida livre, no qual estava cultivada: alface, beterraba, cenoura, couve-manteiga, quiabo, rabanete, coentro, cebolinha, alho poro, berinjela, pimenta, pimentão, tomate. Sendo verificado maior diversidade quanto a presença de fitonematoides em horta orgânica quando comparada a convencional. Quanto a caracterização dos atributos do solo verificou- se para horta orgânico e convencional, respectivamente, médias de: pH: 6,96 e 6,92; Mo: 11,7 e 12,19 (g. kg-1); P: 82,1 e 69,80 (mg.dm-3), estando as duas áreas de cultivo com o solo em boas condições nutricionais para cultivo de hortaliças. Observou-se que a área de cultivo orgânico apresentou maior diversidade populacional de nematoides fitoparasitas, com maior população de Mesocriconema sp..
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/495
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.