Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/496
Title: Consumo hídrico da videira de vinho na fase vegetativa inicial determinado por lisímetro de pesagem
Authors: Nascimento, Eliel Ferreira do
Keywords: Irrigação
Gotejamento
Lisimetria
Videira de vinho
Issue Date: 2016
Citation: NASCIMENTO, E. F. Consumo hídrico da videira de vinho na fase vegetativa inicial determinado por lisímetro de pesagem. TCC (Bacharelado em agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, 24f., 2016
Abstract: O consumo de água por espécies frutíferas no Semiárido brasileiro, mesmo no período inicial de formação vegetativa da planta, pode apresentar considerável magnitude. Assim, o objetivo deste trabalho foi a determinação da evapotranspiração (ETc) e o coeficiente de cultivo (kc) da videira de vinho cv. Syrah irrigadas por gotejamento em Petrolina - PE, do plantio até a primeira poda de produção (dezembro de 2009 a novembro de 2010) pelo método da lisimetria de pesagem. Foram utilizados três lisímetros, com dimensões 1,2 m de largura x 2,0 m de comprimento e 1,0 m de altura, sendo que cada lisímetro continha duas plantas no espaçamenrto de 1 x 3 m para a estimativa da ETc. A evapotranspiração de referência foi estimada pelos métodos de Penman-Monteith FAO e do tanque classe A. A ETc média durante o período experimental foi de 3,67, 4,01 e 3,91 mm.dia-1, e os valores médios obtidos de kc foram 0,81, 0,86 e 0,86 (ETo estimada por Penman- Monteith FAO), e 0,71, 0,73 e 0,74 (ETo estimada pelo tanque), para os lisímetros 1, 2 e 3, respectivamente. Os métodos de estimativas da ETo causaram diferenças nos valores de kc durante a avaliação, no entanto, existe uma correlação entre os dois métodos utilizados para a realização do trabalho, de forma que os valores de kc apresentados podem ser considerados semelhantes e ambos os métodos podem ser utilizados satisfatoriamente na estimativa da evapotranspiração de referência para o calculo de coeficiente de cultivo. Os lisímetros apresentaram desempenho satisfatório, detectando as variações de massa na escala diária para determinação da demanda hídrica da cultura.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/496
Appears in Collections:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.