Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/497
Title: Bioatividade de espécies vegetais da caatinga em relação ao tripes da cebola
Authors: Santos, Dejaina de Souza
Keywords: Cebola
Inseticidas naturais
Thrips tabaci
inseticidas botânicos
Issue Date: 2016
Citation: SANTOS, D. S. Bioatividade de espécies vegetais da caatinga em relação ao tripes da cebola. TCC (Bacharelado em agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, 46f., 2016.
Abstract: A cebola é uma das hortaliças mais produzida e consumida mundialmente, e preferencialmente in natura na forma de saladas. A principal praga desta cultura é Thrips tabaci, que trata de um inseto cosmopolita, com registro de ocorrência em 29 famílias botânicas e que causa danos tanto na fase de larva como adulto, causando perdas na qualidade sensorial da cebola, por prejudicar a aparência do produto. Dentre as práticas de controle são utilizados o controle químico, onde no decorrer do tempo os insetos vem criando resistência ao princípio ativo destes produtos. Devido a este fato, a procura por métodos alternativos de controle vem ganhando destaque, como a utilização de plantas com efeito alelopático contendo substâncias inseticidas. O uso de extratos botânicos são métodos alternativos muitos promissores. Portanto este trabalho teve como objetivo avaliar o uso de inseticidas botânicos no controle do tripes da cebola, com a utilização de extratos aquosos de Caesalpinia pyramidalis, Mimosa tenuiflora e o óleo do Azadirachta indica em uma concentração de 0,05%. Foram avaliados a mortalidade larval em laboratório e a população de tripes em campo. O efeito foi constatado nos extratos C. pyramidalis e A. indica em laborat ório. Em campo, o extrato de C. pyramidalis também apresentou efeito inseticida, podendo ser uma alternativa no controle desta praga.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/497
Appears in Collections:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - BIOATIVIDADE DE ESPÉCIES VEGETAIS DA CAATINGA EM RELAÇÃO AO TRIPES DA CEBOLA.pdf598,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.