Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/499
Título: Teor de pigmentos fotossintéticos em folhas de videira de vinho (Vitis vinifera L.) cv syrah submetida a diferentes doses de nitrogênio
Autor(es): Costa, Bruno Ricardo Silva
Palavras-chave: Fisiologia vegetal
Fotossíntese
Videiras
Data do documento: 2016
Citação: COSTA, B. R. S. Teor de pigmentos fotossintéticos em folhas de videira de vinho (Vitis vinifera L.) cv syrah submetida a diferentes doses de nitrogênio. TCC (Bacharelado em agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, 60f., 2016.
Resumo: A avaliação dos pigmentos fotossintetizantes, em especial as clorofilas, assume papel fundamental no manejo dos cultivos, dada a importância dessas substâncias no processo de conversão da energia luminosa durante a fotossíntese, bem como por estarem relacionados às condições nutricionais da planta. O presente estudo objetivou desenvolver equações de calibração para o medidor portátil de clorofila ClorofiLOG, modelo CFL 1030 e quantificar os teores de pigmentos fotossintetizantes (clorofilas a, b e total, além de carotenoides totais), em folhas de videira de vinho cv Syrah, submetida a diferentes doses de nitrogênio aplicadas via fertirrigação. O experimento foi instalado no Campo Experimental de Bebedouro, pertencente à Embrapa Semiárido e localizado no município de Petrolina – PE, no delineamento de blocos casualizados com três repetições. As doses de nitrogênio utilizadas foram de 0, 15, 30, 60 e 120 kg ha-1. Para a mensuração dos teores de clorofila a, b e total, foram adotados um método destrutivo e um método não destrutivo, os quais consistiram, respectivamente, em espectrofotometria de soluções extraídas de amostras de folhas da videira e utilização do medidor portátil de clorofila ClorofiLOG, modelo 1030 (Falker Automação Agrícola), capaz de fornecer leituras em campo do teor relativo de pigmentos. Foram realizadas 12 avaliações ao longo do ciclo produtivo da cultura, nas fases de florescimento, crescimento dos frutos e senescência, correspondentes aos 36, 49, 59, 69, 79, 90, 100, 111, 122, 132 e 157 dias após a poda (DAP). Os resultados obtidos por ambos os métodos foram correlacionados a fim de se obter as curvas de calibração do equipamento, para conversão dos valores adimensionais do índice de clorofila (ICF) em valores expressos em unidade de concentração (μg g-1 de massa seca de folha) e conteúdo (μg cm-2 de folha). Além disso, os teores de clorofilas e carotenoides totais foram submetidos ao teste de comparação de médias. Foi observada uma correlação positiva e diretamente proporcional entre os valores, porém as equações de calibração apresentaram precisão moderada em virtude dos valores do coeficiente de determinação. Contudo, os dois métodos foram capazes de identificar o mesmo padrão relativo à variação média dos teores de clorofilas a, b e total. Verificou-se também que a variação do teor de pigmentos se deu principalmente em função da idade das folhas em detrimento ao efeito das doses de N, com maiores valores médios identificados aos 111 e 122 DAP e menores aos 36 e 157 DAP. Entretanto, considerando todo o ciclo, a dose de 120 kg ha-1 de N proporcionou um maior teor médio de clorofilas a, b e total. A variação média do teor de carotenoides foi semelhante àquela referente ao teor de clorofilas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/499
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.