Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/500
Título: Riscos ocupacionais do uso de agrotóxicos em espaços de agricultura modernizada no nordeste brasileiro
Autor(es): Costa Neto, Alexandre de Souza
Palavras-chave: Modernização agrícola
agrotóxicos
Meio ambiente
Saúde
Data do documento: 2016
Citação: COSTA NETO, A. S. Riscos ocupacionais do uso de agrotóxicos em espaços de agricultura modernizada no nordeste brasileiro. TCC (Bacharelado em agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, 47f., 2016.
Resumo: Desde a metade do século 20, a modernização da agricultura é considerada importante para o desenvolvimento do país. Com a expansão do agronegócio, novos modelos de produção agrícola foram implantados nas regiões brasileiras onde a agricultura era considerada atrasada, aumentando a produtividade com a introdução de novas tecnologias no campo. O Nordeste brasileiro foi uma das regiões que mais se desenvolveram com os avanços da modernização agrícola. Com a implantação de projetos de irrigação, criação de órgãos de pesquisas, programas governamentais, financiamentos por meio de créditos rurais e instalação de empresas de agronegócio, a região se tornou uma das maiores produtoras agrícolas do país, tendo em destaque polos da agricultura dos perímetros irrigados como Vale do Açu, Vale São Francisco e Jaguaribe Apodi. Com os avanços da modernização e a expansão dos campos agrícolas, a utilização de produtos fitossanitários foi crescendo, principalmente nas regiões do agronegócio tornando o Brasil o 1° maior consumidor de agrotóxicos do mundo. A região Nordeste uma grande produtora das culturas, em que se destacam os maiores índices de agrotóxicos consumidos. Com isso, os aumentos dos impactos da utilização de agrotóxicos se tornaram preocupantes em relação à saúde humana e ao ambiente. Os mais prejudicados com a utilização dos insumos químicos são os trabalhadores rurais, em seu ambiente ocupacional, devido os contatos diretos e indiretos com tais produtos, sendo assim, mais vulneráveis aos riscos de intoxicação. Esses impactos demandam grandes incentivos para o desenvolvimento de pesquisas sociais e ambientais que analisem os riscos em que estão submetidos às pessoas que convivem com esse problema.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/500
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - RISCOS OCUPACIONAIS DO USO DE AGROTÓXICOS EM ESPAÇOS DE AGRICULTURA MODERNIZADA NO NORDESTE BRASILEIRO.pdf715,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.