Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/504
Título: Levantamento de práticas agroecológicas em hortas comunitárias na área urbana do município de Petrolina - PE
Autor(es): Galvao, Mailane dos Santos
Palavras-chave: Horta comunitária
Agroecologia
Orgânicos
Data do documento: 2015
Citação: GALVAO, M. S. Levantamento de práticas agroecológicas em hortas comunitárias na área urbana do município de Petrolina - PE. TCC (Bacharelado em agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, 25f., 2015.
Resumo: A prática de hortas comunitária no Brasil é uma atividade que está crescendo devido à crise econômica que a classe assalariada vem enfrentando. Visando a intensificação de práticas agroecológicas às hortas comunitárias, o presente trabalho buscou o levantamento e a classificação do melhor desempenho, entre as hortas comunitárias visitadas na cidade de Petrolina-Pe. A pesquisa ocorreu em sete hortas comunitárias na cidade de Petrolina-PE, entre junho e julho de 2015. Com as hortas catalogadas, o checklist e os questionários, foram realizadas visitas para coleta de informações. De acordo com as visitas e as respostas dos questionários foi possível constatar que a horta que mais realiza práticas agroecológicas é a horta da Escola Otacílio Nunes, que já se encontra inserida num sistema agroecológico bem avançado. Muitas são as técnicas de aproveitamento de adubos e compostos orgânicos, bem como do uso de extratos vegetais no controle de problemas fitossanitários, que poderiam ser utilizados pelos agricultores, sendo necessário um apoio técnico para que eles possam está desenvolvendo essas práticas, proporcionando desta forma uma produção satisfatória de alimentos saudáveis.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/504
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.