Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/506
Título: Estudo morfológico, bromatológico e produtivo de gramíneas irrigadas no submédio do São Francisco
Autor(es): Oliveira, Josemar Pereira de
Palavras-chave: Gramíneas
Brachiaria
Panicum
Mombaça
Data do documento: 2015
Citação: OLIVEIRA, J. P. Estudo morfológico, bromatológico e produtivo de gramíneas irrigadas no submédio do São Francisco. TCC (Bacharelado em agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, 34f., 2015.
Resumo: A escassez de chuvas vem diminuindo cada vez mais as áreas plantadas com pastagens e os dados da literatura sobre produtividade de genótipos de capins deixam a desejar. Desta forma objetivou-se com esse projeto avaliar o potencial produtivo e bromatológico de 8 cultivares de capins irrigados em Petrolina-PE, do gênero Panicum e Brachiaria, em três cortes. Sendo as pastagens analisadas: Capim Massai - Panicum Maximum cv. Massai; Capim Aruana - Panicum Maximum cv. Aruana; Capim Tanzânia - Panicum Maximum cv. Tanzânia; Capim Mombaça - Panicum Maximum cv. Mombaça; Capim Xaraés - Brachiaria brizantha cv. Xaraés; Capim Marandu - Brachiaria brizantha cv. Marandu; Capim Piatã - Brachiaria brizantha cv. Piatã; Capim Decumbens - Brachiaria Decumbens cv. Basilisk. As lâminas de irrigação foram regidas a partir de dados climatológicos por meio da demanda evapotranspirométrica da cultura. O experimento foi instalado em uma área experimental do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, conduzido em delineamento inteiramente casualizado com oito tratamentos (variedades de capins) e cinco repetições, perfazendo 40 parcelas por corte ou ciclo. Cada parcela experimental teve 9,00 m2 (1,80 x 5,00 m), com área útil de 3,20 m2 (0,80 x 4,00 m). Cada corte foi realizado com intervalo de 60 dias. Os capins mais promissores em matéria natural e seca foram o P. maximum cv. Mombaça e as B. brizantha cv. Xaraés e cv. Piatã. Ao longo dos cortes dos capins, as cultivares Marandu, Piatã, Massai, Decumbens e Mombaça obtiveram as melhores porcentagens de Proteína Bruta. No segundo corte a gramínea Decumbens apresentou o menor teor de FDN de 65,14%, sendo que não diferiu (P<0,05) dos tratamentos com Aruana, Xaraés e Marandu e o menor FDA foi observado no capim Marandu de 34,24% no primeiro corte. O capim P. maximum cv. Massai obteve a maior relação folha/caule em todos os cortes.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/506
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ESTUDO MORFOLÓGICO, BROMATOLÓGICO E PRODUTIVO DE GRAMÍNEAS IRRIGADAS NO SUBMÉDIO DO SÃO FRANCISCO.pdf522,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.