Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/507
Title: Diagnóstico de qualidade de solo por meio da ocorrência da vegetação espontânea como indicador biológico
Authors: Ferreira, Jaiane Alves
Keywords: Manejo do solo
Fitossociologia
Levantamento florístico
Issue Date: 2015
Citation: FERREIRA, J. A. Diagnóstico de qualidade de solo por meio da ocorrência da vegetação espontânea como indicador biológico. TCC (Bacharelado em agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, 33f., 2015.
Abstract: Uma planta espontânea é considerada uma planta indicadora quando nasce espontaneamente em uma determinada região, solo ou clima, por ser mais adaptada a esta determinada condição torna-se um indicativo de características desse ambiente. Este trabalho objetivou a realização do levantamento das espécies de plantas indicadoras encontradas em áreas de cultivo de acerola, coco, manga, goiaba, banana, uva e área de culturas anuais, e posterior correlação das espécies com as características dos solos. A amostragem e identificação da comunidade de plantas espontâneas foram realizadas durante os meses de Maio e Junho de 2015. O experimento foi conduzido na área agrícola do campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Na caracterização da comunidade infestante foi utilizado o método do quadrado inventário (1m2) lançado seis vezes ao acaso, todo material botânico contido no interior do quadrado foi cortado ao nível do solo, coletado e transportado ao Laboratório de Biologia Vegetal. Foram inventariados 3151 indivíduos, 40 famílias, 71 gêneros, 73 espécies de plantas espontâneas, sendo algumas delas identificadas como planta indicadora de características de solo, a exemplo a Commelina benghalensis e Cyperus aggregatus, possíveis plantas indicadoras de desequilíbrio de fósforo na cultura da uva.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/507
Appears in Collections:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.