Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/508
Título: Fitossociologia do extrato arbóreo de um fragmento de caatinga - Petrolina - PE
Autor(es): Nogueira, Evelyne Cavalcanti Freire
Palavras-chave: Diversidade florística
Fitossociologia
Caatinga
Data do documento: 2015
Citação: NOGUEIRA, E. C. F. Fitossociologia do extrato arbóreo de um fragmento de caatinga - Petrolina - PE. TCC (Bacharelado em agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, 26f., 2015.
Resumo: Único ecossistema exclusivamente brasileiro, a caatinga é, também, o menos conhecido e estudado pelos pesquisadores no país. Para que se possam executar projetos de conservação da biodiversidade e planos de manejo sustentável na Caatinga é necessário que se conheça a vegetação da área de interesse, suas limitações e capacidade de resiliência. O presente trabalho tem como objetivo conhecer a composição e a diversidade de uma área de Caatinga, do Câmpus Petrolina Zona Rural – IFSertão –PE, usando a fitossociologia como ferramental. O levantamento dos dados foi efetuado mediante a coleta de material botânico fértil, ficha de campo e identificação do nome vulgar dos indivíduos inseridos nas parcelas. Neste estudo foram inventariados 390 indivíduos arbóreos, distribuídos em 6 famílias, 19 gêneros totalizando-se 19 espécies. A Fabaceae foi a mais representativa seguida por Euphorbiaceae e Anacardiaceae; as demais famílias apresentaram apenas uma espécie. Com os dados fitossociológicos foi possível verificar o valor de importância e de cobertura apresentada pelo o angico (IVC - 46, 57% e IVI - 54, 91%), seguido pela jurema branca (IVC - 39,81 % e IVI - 48,14%), jurema preta (IVC - 39,67 % e IVI - 48,00 %), favela (IVC - 16,92 % e IVI - 28,03 %) e pinhão (IVC - 0,99 % e IVI - 3,76 %), o que caracteriza essa área como uma sucessão ecológica secundária.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/508
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FITOSSOCIOLOGIA DO EXTRATO ARBÓREO DE UM FRAGMENTO DE CAATINGA - PETROLINA-PE.pdf247,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.