Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/516
Título: Produção e estudo de condutividade DC em cerâmicas nanoestruturadas de NiMn2O4 dopadas com Cu E Zn
Autor(es): Soares, Victor Alves
Palavras-chave: Manganato de níquel
Cerâmicas
Método sol-gel
NTCR
Nanoestruturas
Data do documento: 2019
Citação: SOARES, V. A. Produção e estudo de condutividade DC em cerâmicas nanoestruturadas de NiMn2O4 dopadas com Cu E Zn. Monografia (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 58f., 2019.
Resumo: Neste trabalho apresentamos a produção e caracterização estrutural e elétrica (condutividade DC) de cerâmicas nanoestruturadas de manganato de níquel (NiMn2O4) puro e dopado com 5 mols % de Cu2+ e Zn2+ produzido pelo método sol-gel. Os corpos cerâmicos foram sinterizados a 1000°C durante 3 h. A caracterização estrutural foi feita usando as técnicas de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e difração de raios-X (DRX). O estudo de resistividade elétrica foi feito usando medições de resistência elétrica em função da temperatura. Esse trabalho visa à produção e caracterização de cerâmicas de manganato de níquel obtidas a partir de nanopós com fase única cúbica, sintetizada usando o método sol-gel. Foi estudada também a influência da adição de metais de transição como o Zn2+ e o Cu2+ na microestrutura e na condutividade elétrica, uma novidade para esse sistema. O tamanho do cristalito e das partículas foi obtido respectivamente por DRX e MEV, cerca de 50 nm e 0.7 μm. A amostra pura mostrou um comportamento NTCR, porém a adição de dopantes permitiu a redução na energia de ativação, tornando-os semicondutores, resultando em diferentes valores de resistividade à temperatura ambiente.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de Graduado em Licenciatura em Física.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/516
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - PRODUÇÃO E ESTUDO DE CONDUTIVIDADE DC EM CERÂMICAS NANOESTRUTURADAS DE NiMn2O4 DOPADAS COM Cu E Zn.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador