Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/522
Title: Comunicação interna como ferramenta estratégica de gestão pública educacional
Authors: Santos, Maria Dionísia dos
Keywords: Gestão pública educacional
Comunicação organizacional
Comunicação - IF Sertão PE
Issue Date: 2017
Citation: SANTOS, M. D. Comunicação interna como ferramenta estratégica de gestão pública educacional. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola de Administração, Núcleo de pós-graduação em administração, Universidade Federal da Bahia, 123f., 2017.
Abstract: As instituições de Ensino Superior (IEs) públicas exercem um importante papel na formação profissional e cidadã dos indivíduos, bem como no desenvolvimento da sociedade. Assim, levando em consideração a função social dessas instituições, este trabalho buscou analisar a comunicação interna em um instituto federal, que juntamente com as universidades abarcam o ensino superior público no Brasil. Os resultados desta pesquisa pretende ser uma fonte de assessoramento para que gestores públicos educacionais possam avaliar, definir ou redefinir suas ações de comunicação interna, visando ajudar as IEs a fortalecerem suas interações e relacionamentos com seus públicos estratégicos. Na realização desta pesquisa, foi utilizada uma abordagem predominatemente qualitativa e o estudo de caso como estratégia de investigação empírica, bem como as seguintes técnicas de coletas de dados: análise de documentos, observação participante, entrevistas (gestores e representantes de comunicação), além da aplicação de um questionário estruturado online, destinado a técnicos administrativos e docentes. Como resultado desta pesquisa, conclui-se que a instituição estudada precisa aprimorar tanto o planejamento quanto à sua prática de comunicação interna. Ainda foi possível constatar que a comunicação interna é uma ferramenta estratégica imprescindível de gestão pública educacional.
Description: Dissertação apresentada ao Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Administração.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/522
Appears in Collections:Programa de pós-graduação em Administração (UFBA)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.