Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/525
Título: Comprometimento e entrincheiramento na carreira e valores do trabalho: um estudo entre servidores de um instituto federal de educação
Autor(es): Araújo, Rafael Pereira de
Palavras-chave: Motivação no trabalho
Autorrealização
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Servidores públicos – Comprometimento organizacional
Data do documento: 2018
Citação: ARAÚJO, R. P. Comprometimento e entrincheiramento na carreira e valores do trabalho: um estudo entre servidores de um instituto federal de educação. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola de Administração, Núcleo de pós-graduação em administração, Universidade Federal da Bahia, 171f., 2018.
Resumo: A presente pesquisa parte do estudo dos valores do trabalho e dos vínculos comprometimento e entrincheiramento na carreira dos servidores do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Com o intuito de compreender o que é importante para os servidores no ambiente de trabalho e saber se tem relação com o comprometimento e entrincheiramento na carreira, esse estudo tem como objetivo analisar a influência dos valores do trabalho no comprometimento com a carreira e no entrincheiramento na carreira entre servidores de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Para atingir esse objetivo, a dissertação foi dividida em dois estudos: um bibliométrico e outro que utiliza um survey com os servidores. Inicialmente, faz-se uma análise da produção científica em língua portuguesa sobre esses temas por meio de um estudo bibliométrico, descritivo e quantitativo, abrangendo o período de 2007 a 2016, nas bases de dados SPELL, SciELO e rPOT. Foram analisados 57 artigos, sendo 21 sobre comprometimento com a carreira, 10 sobre entrincheiramento na carreira e 26 sobre valores do trabalho. O estudo buscou oferecer a potenciais pesquisadores da área, uma base consistente de informações para estudos futuros. Ao final da leitura é possível obter um conjunto de informações sobre os principais resultados e lacunas dos três construtos. Apesar da importância dos construtos pesquisados, verificam-se poucos trabalhos, indicando a necessidade de novos estudos sobre os temas, com destaque para a realização de pesquisas que integrem as múltiplas bases dos construtos e combinem diferentes perspectivas metodológicas para se entender os temas com maior propriedade. Por fim, o segundo estudo analisou os níveis de comprometimento e entrincheiramento na carreira dos servidores do IF Sertão PE, relacionando-os com os valores do trabalho. Para isso, delineou-se um estudo transversal, quantitativo, descritivo e explicativo que utilizou um survey por e-mail direcionado aos 991 servidores do IF Sertão PE, no período de novembro de 2016 a fevereiro de 2017 (três meses), obtendo-se 246 respostas completas (24,8%), sendo 57,32% composta por TAEs e 42,68% por docentes. Além das questões sociodemográficas, foram utilizados os instrumentos de Carson e Bedeian (1994), Carson, Carson e Bedeian (1995) e Porto e Pilati (2010) para mensurar o comprometimento com a carreira, o entrincheiramento na carreira e os valores do trabalho, respectivamente. Os dados passaram por análise estatística descritiva e tratamento dos dados através da análise exploratória, que envolveu avaliação dos missing values, outliers, normalidade, homoscedasticidade, análise de linearidade e multicolinearidade. Aplicou-se o teste t, ANOVA e técnicas multivariadas, especificamente modelagens de equações estruturais. Como principais resultados, ressalta-se que, os modelos parciais revelaram que os valores relativos ao trabalho explicam 20% do comprometimento com a carreira e apenas 2% do entrincheiramento na carreira. O modelo completo, que envolveu os três construtos, encontrou que os valores do trabalho explicam 26% do comprometimento e apenas 0,64% do entrincheiramento na carreira.
Descrição: Dissertação apresentada ao Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Administração.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/525
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