Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/527
Title: Fatores críticos de sucesso na implementação de sistemas no setor público: um estudo de caso do sistema SIGA ADM protocolo no Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Authors: Evangelista, Jean Lúcio Santos
Keywords: Sistemas integrados de gestão
Fatores críticos de sucesso (FCS)
SIGA
Administração Pública
Serviço público
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Issue Date: 2017
Citation: EVANGELISTA, J. L. S. Fatores críticos de sucesso na implementação de sistemas no setor público: um estudo de caso do sistema SIGA ADM protocolo no Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola de Administração, Núcleo de pós-graduação em administração, Universidade Federal da Bahia, 91f., 2017.
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo a análise dos fatores críticos de sucesso (FCS) na implementação do sistema SIGA ADM Módulo Protocolo no IF SERTÃO PE. A utilização de FCS é bastante discutida na literatura e aponta uma série de fatores que se seguidos podem maximizar as chances de sucesso na implementação de sistemas. Ao seguir o gerenciamento dos FCS na implementação de sistemas as organizações podem minimizar falhas e alcançar melhores resultados com a adoção da nova ferramenta. O processo de adoção do caso analisado iniciou em junho de 2010, sendo finalizado em meados do início de 2011, período em que a instituição passou por uma readequação dos seus processos, uma vez que migrou da utilização de registros manuais de protocolo para uma solução informatizada. A metodologia utilizada neste trabalho foi o estudo de caso único, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados análise documental e entrevistas com os gestores do processo. A pesquisa realizada teve ainda natureza de pesquisa aplicada. Esta pesquisa foi ainda de caráter exploratório e descritivo e como forma de abordagem qualitativa. A análise dos fatores se deu como base no modelo proposto por Catelino, Botter e Itelvino (2009) que propõe um modelo de análise que aborda boa parte dos FCS estudados na literatura e dá um destaque especial as especificidades observadas no setor público. Ao todo vinte e quatro FCS foram objeto de análise, os resultados apontam que destes, dez não foram adequadamente gerenciados na instituição o que pode ter implicado na ineficiência do processo e no consequente abandono do uso do sistema. Os principais aspectos não gerenciados dizem respeito a adequada formação da equipe e suporte da alta gestão. Embora não tenha sido relacionado como fator de sucesso a escolha do produto também teve impacto direto na implementação do sistema e pode ser apontado como um novo fator que deve ser avaliado em processos como este. Assim esta pesquisa deixa como principais recomendações a atenção a formação da equipe no processo de seleção do produto, bem como a realização de um criterioso processo de seleção da ferramenta a ser adotada antes de sua implementação.
Description: Dissertação apresentada ao Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Administração.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/527
Appears in Collections:Programa de pós-graduação em Administração (UFBA)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.