Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/530
Título: Licitações públicas com o uso da tecnologia da informação: um estudo sobre a eficiência do pregão eletrônico nas aquisições do Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Autor(es): Sá, Antonio Gomes Barroso de
Palavras-chave: Compras - Serviço público
Eficiência - Serviço público
Pregão - Licitação pública
Estudo comparado
Data do documento: 2018
Citação: SÁ, A. G. B. Licitações públicas com o uso da tecnologia da informação: um estudo sobre a eficiência do pregão eletrônico nas aquisições do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola de Administração, Núcleo de pós-graduação em administração, Universidade Federal da Bahia, 123f., 2018.
Resumo: A sociedade anseia por bens e serviços públicos de qualidade e o uso racional dos impostos. Sendo assim, é de extrema relevância pensar na celeridade e economicidade nos processos de aquisições e contratações. Neste contexto,o Pregão Eletrônico, facilitado pelos recursos de tecnologia da informação,se apresenta como uma ferramenta eficaz para suprir a esses anseios. Na presente pesquisa, do tipo exploratória, procura se avaliar a eficiência dos processos para aquisições por Pregão Eletrônico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano –IF Sertão-PE,com sede em Petrolina-PE,quanto a parâmetros de celeridade e economicidade,com o objetivo de melhorar as práticas utilizadas na instituição e dar previsibilidade ao gestor público. Para tanto, tomou-se como base os processos licitatórios por Pregão Eletrônico do IF Sertão-PE no ano de 2016.Os dados sobre os pregões foram obtidos através do sítio Compras governamentais do governo federal e processos físicos, e tabulados através de planilhas eletrônicas, complementados com observação participante.Para melhorar as práticas,realizou-se benchmarking com os Institutos Federais do Rio Grande do Norte-IFRN, Mato Grosso-IFMT, São Paulo-IFSP e Farroupilha-IFFAR, através de entrevistas com gestores das Instituições. Os resultados revelaram que os processos licitatórios por Pregão Eletrônico no IF Sertão-PE são compatíveis com os das unidades analisadas quanto à economicidade, ainda que acima da média nacional, porém ineficientes quanto à celeridade, com prazos muito elásticos. Quanto às possíveis boas práticas processuais,verificou-se que são semelhantes entre todos eles, exceto a questão de um calendário de compras com prazos bem definidos para a conclusão dos processos, que o IF Sertão-PE não possuía à época, bem como a habilidade desses órgãos de movimentar grandes volumes de processos por ano.A pesquisa pode ser replicada na instituição para fazer um diagnóstico e os resultados podem orientar o gestor no planejamento das compras públicas, bem como as possíveis práticas a serem adotadas.
Descrição: Dissertação apresentada ao Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Administração.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/530
Aparece nas coleções:Programa de pós-graduação em Administração (UFBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - LICITAÇÕES PÚBLICAS COM O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.