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dc.contributor.authorSouza, Amâncio Holanda de-
dc.date.accessioned2019-10-14T19:49:35Z-
dc.date.available2019-10-14T19:49:35Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUZA, A. H. A política de governança nas institutições federais de ensino superior: um estudo da percepção dos gestores do IF Sertão Pernambucano. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola de Administração, Núcleo de pós-graduação em administração, Universidade Federal da Bahia, 159f., 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/531-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Administração.pt_BR
dc.description.abstractAs Instituições Federais de Ensino se constituem, hoje, em um segmento importante para a expansão e inclusão social da educação média e superior do país. Ao estar submetido ao controle social e ao crivo normativo dos órgãos de controle externo, como ocorre com todas as instituições públicas, o IF Sertão-PE está dominado pelos padrões de governança estabelecidos pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Ao analisar as orientações impostas pelos referidos órgãos de controle, observou-se que estes utilizam como referência teórico-metodológica central as práticas de governança desenhadas pela Internacional Federationof Accountants (IFAC), o que demonstra a forte influência que as agências multilaterais exercem sobre o Brasil, dando destaque aos seguintes princípios norteadores: transparência, integridade e accountability (prestação de contas). Devido ao relevante impacto das constantes auditorias realizadas pelos referidos órgãos de controle interno e externo, especialmente as recomendações advindas do acompanhamento e avaliação da qualidade e efetividade da implantação do sistema de governança, o objetivo central desse projeto foi, portanto, avaliar as implicações da política de governança pública na gestão estratégica do IF Sertão-PE. A pesquisa utilizou a metodologia do estudo de caso único, exploratório-descritivo, com ênfase na abordagem qualitativa, pela análise de conteúdo, dando destaque à percepção dos gestores da instituição. Como principal resultado da pesquisa, foi identificado que as práticas de governança no IF Sertão-PE devem ser melhoradas para não apenas cumprir as recomendações estabelecidas pelos órgãos de controle externo (CGU e TCU), mas para qualificar a capacidade de planejamento e gestão do referido Instituto, assim como para garantir à sociedade uma maior transparência, integridade e accountability.pt_BR
dc.subjectInstituto Federal do Sertão de Pernambuco – Governança corporativa- Estudo de casospt_BR
dc.subjectGovernança corporativa – Padrões de desempenhopt_BR
dc.subjectTransparência no serviço públicopt_BR
dc.subjectAdministradores públicospt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.titleA política de governança nas institutições federais de ensino superior: um estudo da percepção dos gestores do IF Sertão Pernambucanopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de pós-graduação em Administração (UFBA)



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