Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/567
Title: Umidade do solo a partir de diferentes metodologias de determinação
Authors: Souza, Márcia Vieira de
Keywords: Irrigação
Umidade do solo
TDR
Issue Date: 2019
Citation: SOUZA, M. V. de. Umidade do solo a partir de diferentes metodologias de determinação. Monografia (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina- PE, 18f., 2019.
Abstract: O monitoramento da umidade do solo é uma ferramenta fundamental para o manejo da irrigação, especialmente em regiões de diminuta disponibilidade hídrica. E por assim ser, muitos são os equipamentos e métodos de determinação, desta variável, existente no mercado. Atualmente os mais usados são, dentre outros, o método padrão da estufa, método da tensiometria, métodos eletromagnéticos e capacitivos (a TDR, sonda Falker) e método das pesagens. Observa-se, contudo que apesar desta disponibilidade de métodos e equipamentos, poucos são os trabalhos científicos voltados a compará-los técnico e financeiramente. Desta forma, objetivou-se com este trabalho avaliar a exatidão dos métodos supracitados comparando-os ao método padrão da estufa. O experimento foi realizado em condições de campo na cidade de Petrolina-PE avaliando-se os primeiros 20 cm de um argissolo amarelo de textura superficial franco-arenosa. Observou-se que a TDR foi a metodologia mais eficiente nas determinações da umidade do solo em condições de dados brutos e calibrados. Entretanto, com calibrações todos os métodos apresentaram resultados estatisticamente iguais ao método padrão da estufa.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao IF SERTÃO-PE Campus Petrolina Zona Rural, exigido para a obtenção de título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/567
Appears in Collections:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÁRCIA VIEIRA DE SOUZA.pdf1,21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.