Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/568
Título: SAE-ETo: sistema de apoio ao estudo da evapotranspiração de referência
Autor(es): Assis, João Rafael Moura de
Palavras-chave: Climatologia agrícola
Meteorologia agrícola
Data do documento: 2019
Citação: ASSIS, J. R. M. de. SAE-ETo: sistema de apoio ao estudo da evapotranspiração de referência . Monografia (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina- PE, 66f., 2019.
Resumo: O SAE-ETo foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar estudantes e profissionais da área no estudo do fenômeno da evapotranspiração de referência, constituindo-se de uma ferramenta ímpar no campo da agroclimatologia. O sistema foi concebido em ambiente de planilhas Excel® e comporta as diretrizes e informações necessárias à aplicação de vinte diferentes modelos matemáticos de determinação da ETo, de forma individual e simultânea, sendo executável com o fornecimento de dados mínimos através de processos lógicos e uso de equações alternativas, informando ao usuário os resultados de todas as equações executadas e permitindo a análise dos resultados gerados a partir de gráficos e análises de regressão, promovendo estudos completos e diversificados. Possui um banco de dados dinâmico com 16 elementos meteorológicos da normal climatológica do INMET (1981-2010) para 340 estações de diferentes regiões do território brasileiro, além de dados complementares pertinentes ao tema. Seu desenvolvimento se deu de forma a promover uma interface simples, em língua portuguesa e de fácil interação, com um manual do usuário e comentários que orientam ao pleno uso do mesmo, tendo confiabilidade atestada por cálculos manuais e compatibilidade atestada para aplicação em leitores de planilha gratuitos e dispositivos de baixo desempenho computacional.
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso apresentado ao IF SERTÃO-PE Campus Petrolina Zona Rural, exigido para a obtenção de título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/568
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO RAFAEL MOURA DE ASSIS.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.