Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/577
Título: Acurácia de levantamento topográfico realizado com receptores de navegação
Autor(es): Araújo, Lucas Raimundo da Silva
Palavras-chave: Cartografia
Mapeamento
Data do documento: 2019
Citação: ARAUJO, L. R. da S. Acurácia de levantamento topográfico realizado com receptores de navegação. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 24f. 2019.
Resumo: RESUMO:A Topografia tem por finalidade o levantamento de dados para representar a superfície da Terra através de técnicas e equipamento que proporcionam alta representatividade. Com isto, objetivou-se com este estudo comparar tipos de receptores de dados geográficos na determinação de dados topográficos (levantamento planimétrico e altimétrico). O experimento foi conduzido no IF Sertão PE, campus Petrolina Zona Rural. Para a análise comparativa do desempenho no levantamento e mapeamento foi utilizado o receptor geodésico RTK Geodetic e os receptores GPSmap 76CSx (RNC) e um smartphone da marca Motorola©, modelo Moto G5, com os aplicativos mobile C7 GPS Dados e GPS Essentials previamente instalados. Para a delimitação das áreas foram alocados piquetes de madeira previamente identificados, formando uma poligonal fechada em cada área de estudo. Dessa maneira conclui-se que o receptor de navegação comercial apresentou os melhores resultados planimétricos e o Smartphone com GPS Essential o pior resultado. Para a altimetria, obteve o melhor resultado o Smartphone com C7 GPS Dados, e o pior sendo novamente o Smartphone com GPS Essential. Nenhum dos receptores analisados apresentou resultados satisfatórios para trabalhos que demandem alta precisão. Entretanto, podem ser utilizados para tarefas onde não haja necessidade de alta precisão.
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso apresentado ao IF SERTÃO-PE Campus Petrolina Zona Rural, exigido para a obtenção de título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/577
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS RAIMUNDO DA SILVA ARAÚJO.pdf426,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.