Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/635
Title: Bela, recatada e do lar por interesse? Não, por imposição social: Atraindo o Olhar de Jovens Mulheres Para Ciências e Tecnologia.
Authors: Silva, Fernanda Lays Oliveira Ribeiro da
Keywords: Ciência
Gênero - Feminino
Mulher na Ciência
Issue Date: 2021
Citation: SILVA, F. L. O. R. Bela, recatada e do lar por interesse? Não, por imposição social: Atraindo o Olhar de Jovens Mulheres Para Ciências e Tecnologia. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2020.
Abstract: Não se dar visibilidade as questões pertencentes ao feminino nem a influência e participação de mulheres cientistas na sociedade, um importante instrumento para auxiliar a inserção da discussão de gênero no ensino de ciência, por exemplo, é a história da ciência. Este trabalho abordará o porquê existe poucas mulheres na ciência, suas causas e como podemos resolver esse situação, e o processo de inserção da mulher na ciência na qual é mais evidente hoje. Conterá também a metodologia e uma sequência didática que compreenda a necessidade de uma equidade social da mulher e a importância da visibilidade de mulheres cientistas. Para tal, o presente trabalho oferece uma analise do comportamento e levantar informações sobre o (des)interesse de meninos e meninas pela ciência na escola, durante desenvolvimento e aplicação de atividades voltadas a tecnologia, montagem de robótica (lego) em uma escola público do ensino médio Urbano Gomes de Sá, e uma introdução contextualizada sobre a história dos movimentos e teorias feministas, aplicada ao curso técnico de edificação para jovens e adultos, no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro (IF Sertão-PE), mostrando como esses movimentos influenciaram a educação de maneira geral, em particular a ciência. Os estudos de gênero devem ser inseridos na discussão sobre ensino de ciência não só pela presença de mulheres em atividades cientificas que são mais evidentes hoje em dia, mas também porque a educação preocupa-se não só com os processos de aprendizagem em sala de aula, mas também com o social.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de graduado em Física.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/635
Appears in Collections:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - BELA, RECATADA E DO LAR POR INTERESSE.pdf2,82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools