Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/790
Título: Correlação de métodos de análise de K para videira cultivar ‘BRS Vitória’
Autor(es): Reis, Fernanda Soares dos
Palavras-chave: Solos
Adubação
Uva de mesa
Data do documento: 2021
Citação: Reis, Fernanda Soares dos. Correlação de métodos de análise de K para videira cultivar ‘BRS Vitória’. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 23 f., 2021.
Resumo: A partir de uma grande demanda no consumo de uvas sem sementes, a Embrapa Uva e Vinho, lançou a cultivar de mesa sem sementes, BRS Vitória, apresentando excelente adaptação, com altas fertilidades e tolerância ao míldio (Plasmospara vitícola), alcançando produtividades entre 25 e 30 t.ha-1. Dentre os nutrientes essenciais para as plantas, o potássio (K) é o segundo nutriente mais requerido. Vários métodos são conhecidos para a obtenção de solução do solo, dentre eles está o método dos extratores de cápsula porosa. Dessa forma avaliou-se a resposta da variedade ‘BRS Vitória’ ao K no solo e na solução do solo em diferentes profundidades, em função de diferentes doses de adubação potássica. O experimento foi conduzido na Fazenda Fruticultura Arbusti, localizada no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho-N4, Petrolina-PE, em área de uva de mesa já implantada, com solo de textura média, na região do Vale do Submédio São Francisco. O delineamento foi em blocos casualizados, distribuídos em esquema fatorial 4 x 3, com quatro doses de adubação fosfatada (105,50; 158,25; 211; 316,50 kg/ha de K2O), extraindo solo e solução do solo nas profundidades de 15, 30 e 45 cm, totalizando 12 tratamentos, com três repetições. Utilizando como fonte de potássio o Amiorgan/Vitanis, Sulfato de K comum, Aminoagro Mol, Restorer, KSC-1 e o MKP; aplicados via fertirrigação distribuídos em ciclos semanais, com quatro adubações por semana. Concluiu-se que K-Solo (Mehlich-1) e K-Solução (Extração a vácuo), correlacionam-se com o teor foliar, para a ‘BRS Vitória’, podendo ser usado para estimar o K disponível, dessa variedade. O nível crítico de K-Folha é de 15,929mg/kg-1 alcançado com nível crítico de K-Solução e K-Solo (Mehlich-1) de 24,55 mg/L-1 e 7,87 mg/kg-1, respectivamente. O nível crítico de KFolha é de 2,244 mg/kg-1, alcançado com nível crítico de K-Solução e K-Solo (Mehlich-1) de 21,48 mg/L-1 e 10,19 mg/kg-1, respectivamente, podendo ser uma época de monitoramento da nutrição dessa variedade, para K. O nível crítico atingido na solução do solo, foi alcançado com a dose de 175,60 kg/ha de K2O e o do solo, com a dose de 159 kg/ha de K2O.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/790
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.