Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/823
Título: Ensino remoto emergencial e educação musical infantil: um estudo de caso sobre os desafios metodológicos de uma professora de música em meio à pandemia da COVID-19
Autor(es): Santana, Meyrla Conceição Lins
Palavras-chave: Educação musical
Educação infantil
COVID-19
Ensino remoto emergencial
Data do documento: 2022
Citação: SANTANA, M. C. L. Ensino remoto emergencial e educação musical infantil: um estudo de caso sobre os desafios metodológicos de uma professora de música em meio à pandemia da COVID-19. TCC (Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2022.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar os desafios metodológicos enfrentados por uma professora de música, atuante na etapa da educação infantil, em escola da rede privada de ensino na cidade de Petrolina / PE, frente ao ensino remoto emergencial causado pela pandemia de Covid-19. Os objetivos específicos foram: Identificar os desafios metodológicos enfrentados pela professora de música na educação infantil diante da pandemia da covid-19. Verificar, nos documentos norteadores da prática pedagógica (projeto pedagógico de curso; programas de disciplina; planos de aula), como se davam os enfrentamentos aos desafios propostos pelas aulas remotas. Analisar as concepções teórico-metodológicas de ensino da professora de música, atuante na educação infantil da rede particular do município de Petrolina/PE, em relação ao ensino remoto emergencial de música na educação infantil. Esta pesquisa se apresenta como um estudo de caso de abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados: entrevista semiestruturada e análise documental. A participante da pesquisa foi uma professora de música, atuante na rede particular de ensino de Petrolina/PE, denominada Professora A. Sob esta perspectiva, a análise dos dados permitiu subdividir os desafios enfrentados pela Professora A nas seguintes categorias: Perfil pessoal, formação profissional e espaço de trab alho; Aulas durante a pandemia e acesso à internet; Adaptação das crianças ao ensino remoto emergencial; Vida profissional x vida pessoal: a busca por equilíbrio durante a pandemia. Os achados do estudo contribuem para a área da educação musical e ensino remoto emergencial, considerando suas particularidades e a impossibilidade de generalizações.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado à coordenação do curso de Licenciatura em Música como requisito parcial à obtenção do título de licenciada em Música, sob orientação do Prof. Dr. Matheus Henrique da Fonsêca Barros.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/823
Aparece nas coleções:Licenciatura em música (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ensino remoto emergencial e educação musical infantil.pdf292,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.