Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/825
Título: Impactos da pandemia nas escolas particulares de música de Petrolina–PE
Autor(es): Lima, Renato Augusto
Palavras-chave: Ensino de música
Ensino remoto emergencial
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Pandemia COVID-19
Data do documento: 2022
Citação: LIMA, R. A. Impactos da pandemia nas escolas particulares de música de Petrolina–PE. TCC (Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2022.
Resumo: A crise sanitária ocasionada pela pandemia do coronavírus SARS-COV-2 (COVID-19) iniciou-se no ano 2020 no Brasil, e impôs muitos desafios para o devido enfrentamento. A fim de não interromper as atividades, instituições de ensino, inclusive as escolas particulares de música, transitaram do ensino presencial para o ensino remoto, em caráter emergencial. Tal mudança nos modos de ensinar/aprender tornou relevante analisar como professores e alunos de escolas particulares de música em Petrolina–PE lidaram com a mudança súbita do ensino presencial para o ensino remoto emergencial. Tornou-se igualmente relevante compreender como estes indivíduos avaliaram tal processo. Este objetivo orientou a coleta de dados com base na metodologia survey e na síntese analítica pela abordagem da pesquisa qualitativa. Percebeu-se que o ensino remoto na educação musical é aceito com ressalvas por parte dos grupos pesquisados. Considera-se necessário repensar a mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para o ensino de música, de forma crítica, buscando naturalizar melhor tais ferramentas e práticas.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Música, sob orientação do Prof. Msc. Carlos André Gomes Lima.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/825
Aparece nas coleções:Licenciatura em música (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - IMPACTOS DA PANDEMIA NAS ESCOLAS PARTICULARES DE MÚSICA DE PETROLINA–PE.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.