Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/863
Título: Avaliação da fertilidade de solos irrigados no semiárido brasileiro
Autor(es): Silva, Fábio Gonçalves Ferreira da
Palavras-chave: Solos
Fertilidade do solo
Adubação
Áreas irrigadas
Data do documento: 2021
Citação: Silva, Fábio Gonçalves Ferreira da. Avaliação da fertilidade de solos irrigados no semiárido brasileiro. TCC (Pós graduação lato sensu em Manejo de Solo e Água) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 41 f., 2021.
Resumo: O manejo dos fertilizantes minerais e orgânicos, promovem alterações das classes de fertilidade nas áreas irrigadas do semiárido brasileiro. Com o objetivo de avaliar a situação atual da fertilidade dos solos das áreas irrigadas no semiárido, foram analisadas 1.634 amostras de solos, sendo 970 amostras advindas de perímetros de irrigação e 664, de áreas irrigadas fora de perímetros irrigados. Foram analisadas as variáveis: pH, C.E., teores de Ca2+ e Mg2+, percentual de sódio trocável (PST), K+ , CTC a pH 7, Al3+, teor de P e saturação por bases (V%), cujas frequências absoluta e relativa foram determinadas por classes de fertilidade. O cálcio, magnésio e potássio, apresentaram, respectivamente, frequência relativa de 81,57%, 69,95% e 64,14%, em classes de fertilidade iguais ou superiores aos níveis críticos desses nutrientes no solo. 88% das amostras de solo obtiveram valores das concentrações superiores a 40 mg.dm-3 de fósforo, colocando os solos na classificação da fertilidade muito bom, para qualquer que seja a textura do solo avaliado. Verificou-se reduzida frequência de solos afetados por sais, tendo em vista que cerca de 88% dos solos apresentam C.E. com valores inferiores a 1 dS.m-1 e apenas 0,31% dos solos analisados estão salinizados. A maioria das áreas apresentaram risco de alcalinização ou alcalinizados, quando 65,12% das amostras analisadas apresentaram pH maior que 6,5.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/863
Aparece nas coleções:Manejo de Solo e Água

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DE SOLOS IRRIGADOS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO.pdf2,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.