Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/872
Título: Avaliação ambiental de áreas utilizadas pela população de Ouricuri na prática de atividades físicas e lazer
Autor(es): Cruz, Uagny da Silva
Palavras-chave: Química orgânica
Metais pesados
ar atmosférico
material particulado
Data do documento: 2022
Citação: CRUZ, UAGNY DA SILVA. Avaliação ambiental de áreas utilizadas pela população de Ouricuri na prática de atividades físicas e lazer. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE, 55f., 2022.
Resumo: As partículas e substâncias presentes no ar atmosférico expostas aos seres humanos podem ocasionar doenças, prejudicando o metabolismo e funcionamento do corpo humano, danos esses que também podem ser vistos no meio ambiente, entre outros. É importante que existam pesquisas que orientem as pessoas com relação às prevenções. Esta pesquisa tem por objetivo analisar o material particulado em suspensão no ar, em pontos estratégicos de caminhadas, atividades físicas e avenida movimentada, assim, é possível aferir a qualidade do ar, bem como, os metais a eles associados, desta maneira contribuindo para uma análise minuciosa do ar que todos estão respirando. Visando os principais poluidores do ar no município de Ouricuri PE, se destaca o polo gesseiro nas redondezas e mineradoras que podem ser fortes poluidores na cidade de Ouricuri-PE. Para contribuir com essa pesquisa foi feita coleta de partículas totais em suspensão e dois instrumentos foram utilizados, na Avenida do Tamboril, Praça Frei Damião (centro da cidade) e na praça Hermógenes Sousa Granja. Em cada local de amostragem, esteve presente um monitor de poeira em tempo real, que fez a medição de concentração de partículas de poeira durante as duas horas de amostragem, também esteve presente um decibelímetro medindo a emissão de ruídos durante as duas horas de amostragem. Os equipamentos coletaram os dados a cada segundo. A Sensação térmica, para realização do cálculo de conforto térmico, foi aplicado dois índices já existentes na literatura, o Índice de Conforto Humano, que faz à avaliação do conforto térmico de forma mais global, e a Temperatura Aparente. Com relação aos resultados, o estudo apontou que a média de material particulado total coletado não ultrapassou o padrão secundário legal de 60 µg/m3 em nenhum dos pontos amostrados. Os resultados mostraram que a cidade de Ouricuri apresenta ar atmosférico de boa qualidade em relação aos parâmetros avaliados durante o período estudado, pois tanto as concentrações de partículas totais em suspensão quanto as de metais pesados se encontram dentro dos padrões aceitáveis no Brasil e no mundo.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/872
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Ouricuri)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.